S.O.S Mulher difunde uso do botão do pânico entre mulheres vítimas de violência

12/03/2024 09h56


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria da Justiça (Sejus) participou, na manhã dessa segunda-feira (11), do lançamento do projeto S.O.S. Mulher da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí. Voltado ao combate da violência doméstica e familiar contra a mulher em Teresina, o projeto é uma parceria entre a CGJ-PI com a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
 
Na ocasião, o gerente adjunto da Central de Monitoramento Eletrônico da Sejus apresentou aos desembargadores, magistrados, servidores, representantes das forças de segurança pública e público em geral, a ferramenta botão do pânico, e como ela pode auxiliar as mulheres que possuem medida protetiva contra agressores.
Imagem: DivulgaçãoDiretor jurídico da Sejus, Heitor Bezerra.(Imagem:Divulgação)
 
O diretor jurídico da Sejus, Heitor Bezerra, destaca a importância dessa ferramenta para levar mais segurança e proteção às mulheres.
 
“Cabe ao poder judiciário aplicar essa medida e nós da Secretaria da Justiça vamos instalar o equipamento e fiscalizar, é mais um avanço em prol da sociedade. Todos conheceram o funcionamento do botão do pânico em conjunto com a tornozeleira eletrônica e tiraram suas dúvidas a partir da apresentação da Central de Monitoramento”, enfatizou o diretor.
Imagem: Divulgação José Vidal de Freitas(Imagem:Divulgação )
 
Atualmente há cerca de 960 monitorados por tornozeleira eletrônica em todo o estado, desse total, 51 cumprem medida protetiva de urgência com monitoramento eletrônico e apenas quatro com botões do pânico .
 
Para o juiz-auxiliar da Corregedoria e gestor do projeto, José Vidal de Freitas Filho, o objetivo é ampliar e difundir o uso do botão do pânico no estado. 
 
“As informações da existência do botão do pânico eram pequenas, por isso estava sendo pouco utilizado. O objetivo do S.O.S Mulher é levar ao conhecimento de todos, inclusive das mulheres, para que elas possam solicitar o recebimento da ferramenta”, enfatizou o juiz. 
Imagem: Divulgação S.O.S Mulher difunde uso do botão do pânico entre mulheres vítimas de violência(Imagem:Divulgação )
A gerente de Enfrentamento à Violência da Sempi, Roberta Mara Araújo, destaca que esse novo recurso representa mais uma ferramenta de proteção às mulheres.
 
“A Sempi busca soluções inovadoras e eficazes para enfrentar a violência contra a mulher, fortalecendo a rede de proteção e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres”, ressaltou.
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: mulheres, secretaria, p?nico