Rafael Guanaes, do Mirassol, recusa a proposta do Botafogo

19/12/2025 17h05


Fonte ge

Rafael Guanaes recusou a proposta do Botafogo e vai continuar no Mirassol na temporada de 2026. O técnico de 44 anos, que tem contrato até o fim de 2026, optou por ficar no Leão para a Libertadores.

O treinador havia sido definido como plano A pelo Alvinegro para ser o substituto de Davide Ancelotti, que deixou o clube carioca nesta semana.

Guanaes foi eleito o melhor técnico do Brasileirão 2025 ao levar o Mirassol direto para a fase de grupos da Libertadores do ano seguinte. O Leão caipira foi o quarto colocado e terminou a competição com a marca de 67 pontos, em uma campanha de 18 vitórias, 13 empates e sete derrotas.
Imagem: André Durão / geRafael Guanaes em entrevista ao Abre Aspas.(Imagem:André Durão / ge)Rafael Guanaes em entrevista ao Abre Aspas.

Assim como o time amarelo e verde, Guanaes era um estreante na Série A do Brasileiro. Ele foi contratado em março deste ano, após o Paulistão. O treinador colocou seu DNA no time, que foi ofensivo desde a primeira rodada. Fechou o campeonato como o terceiro melhor ataque, com 63 gols, fazendo valer o intenso volume criado nas partidas.

Rafael Guanaes renovou seu contrato com o Mirassol há pouco menos de um mês, no fim de novembro. Caso o técnico saísse por decisão própria, ele (ou o clube interessado) teriam que pagar uma multa com o valor de todos os salários restantes até o fim do contrato (31 de dezembro de 2026).

Vice-presidente e, na prática, gestor do time, Juninho Antunes revelou em uma entrevista a conversa que teve com Guanaes no momento da renovação.

– Perguntei: ‘Guanaes, você tem noção que vai ter proposta muito maior que a nossa? Você tem certeza que quer ficar no Mirassol?’ Guanaes me disse: Tenho certeza (que quero ficar no Mirassol). Quero manter meu ciclo no Mirassol – revelou Juninho Antunes.

Em uma entrevista ao Abre Aspas, do ge, Rafael Guanaes citou não ter pressa para sair do Mirassol, mas não negou o desejo pessoal de treinar uma grande equipe do futebol brasileiro.

— É algo que penso muito (treinar um time grande). Nesse determinado lugar, eu vou conseguir implementar minhas ideias? O grupo de jogadores ainda tem fome? Como eles vão assimilar essas ideias de jogo? Eles têm características para isso? Pensam desta forma ou vão querer se preservar? — disse Guanaes, acrescentando:

— Tudo isso carece de bastante avaliação para qualquer tipo de escolha em relação ao futuro. Aqui no Mirassol, não é questão de comodismo, porque o desafio é extremamente desconfortável, mas as ideias de jogo eu vou conseguir implementar — finalizou.

O Mirassol disputará quatro competições em 2026: Paulistão, Libertadores (na fase de grupos), Brasileirão e Copa do Brasil (a partir da quinta fase). O Botafogo, por outro lado, entrará na Libertadores nas fases preliminares. 

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews