Soltura de macacos-prego na Serra Negra reforça compromisso do Piauí com a fauna silvestre

21/11/2025 10h57


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou, neste mês de novembro, a soltura de nove macacos-prego na região da Serra Negra, em Aroazes. Somente em 2025, a Semarh já fez a soltura de mais de 100 animais silvestres.

A soltura, cuidadosamente planejada, ocorreu pela manhã, quando a temperatura ainda é amena e o ambiente oferece melhores condições para que os animais retomem seus instintos e se orientem no território. “Esse é sempre o momento mais delicado e mais bonito do processo”, explica o veterinário da Semarh, Alexandre Clark, acrescentando que o papel do órgão é garantir que os animais cheguem saudáveis, fortes, atentos, e que tenham as condições ideais para reiniciar a vida em liberdade.

Após a soltura, no final da tarde, a equipe retornou ao local para fazer a primeira verificação de campo. Nenhum dos nove macacos-prego foi encontrado, um indicativo positivo. “Quando não há animais nas proximidades, significa que seguiram mata adentro, explorando o território e retomando comportamentos naturais”, acrescenta Clark. Toda a operação contou com provisão de alimentos para garantir conforto e saúde aos animais até o momento da soltura.

A gerente de Fauna e Proteção Animal da Semarh, Danielle Melo, reforça que o trabalho integrado dessas equipes vai muito além do ato de devolver um animal à natureza. “Cada soltura é resultado de semanas ou meses de recuperação, reabilitação e avaliação comportamental. Trata-se de devolver dignidade a seres que passaram por estresse, captura e/ou maus-tratos. E também de restaurar o equilíbrio ecológico, que depende da presença desses animais no seu ambiente de origem”, afirma.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: animais, soltura, semarh