Sobe para 15 casos confirmados de varíola dos macacos no Piauí

05/10/2022 08h06


Fonte G1 PI

Imagem: Imagem de arquivo - JNCélulas com a varíola dos macacos.(Imagem:Imagem de arquivo - JN)Células com a varíola dos macacos.

Subiu para 15 casos confirmados da varíola dos macacos, segundo os dados divulgados nesta terça-feira (4) no Painel Epidemiológico Monkeypox, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Acesse aqui o painel.

Até segunda-feira (3) eram 10 casos confirmados da doença, mas Teresina registrou mais cinco novos casos nas últimas 24 horas. Já foram 148 notificações, 54 casos suspeitos, 2 prováveis, 69 descartados e 8 indeterminados.

É considerado um caso suspeito o indivíduo que apresenta lesão em mucosas e erupção cutânea aguda, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo, ou proctite. As lesões, no entanto, podem estar associadas a outras doenças como herpes e sífilis, infecções bacterianas ou reações alérgicas.

No estado, 14 casos confirmados são do sexo masculino e um do sexo feminino. Os casos foram registrados nas seguintes cidades: Batalha (1), Parnaíba (1) e Teresina (13).
Imagem: BBC  Infográfico mostra informações sobre transmissão e sintomas da varíola dos macacos.(Imagem: BBC ) Infográfico mostra informações sobre transmissão e sintomas da varíola dos macacos.

A doença é transmissível de paciente para paciente, principalmente na fase em que as feridas características da varíola murcham. As erupções — que podem ter aparência levemente diferente em tons de pele distintos — podem contaminar roupas e lençóis.

No momento, existem muito poucas pessoas no mundo com a doença, o que significa que as oportunidades de contágio não são muitas.

Caso tenha contraído a varíola dos macacos, a primeira coisa que irá notar são sintomas similares à gripe — cansaço, mal-estar geral e febre. É o que os médicos chamam de "período de invasão" da doença, quando o vírus entra nas suas células.

Em 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, as lesões passam por cinco estágios antes de cair.

A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

Como se proteger

O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19.


Tópicos: casos, paciente, confirmados