Sistema penal do Piauí tem mais de 6 mil detentos, revela levantamento da Sejus

22/07/2023 22h46


Fonte Cidadeverde.com

O sistema penal do Piauí abriga atualmente 6.034 detentos, segundo levantamento feito pela Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI). Segundo o secretário Carlos Augusto, deputado do MDB licenciado, destes, pelo menos quatro mil estão aptos a serem inseridos em alguma modalidade de trabalho, dentro de programas desenvolvidos pelo Governo do Estado.

Segundo Carlos Augusto, a Sejus tem feito levantamentos para identificar qual é o perfil dos apenados no Piauí. A expectativa é de que, com o estudo aprofundado, os detentos possam ser inseridos em postos de trabalho, bem como iniciar o processo de ressocialização.

“Você reforça a rua e tem que preparar o sistema penal. Tenho no meu plano de gestão, colocar a população carcerária para trabalhar para que eles possam ser realmente ser reinseridos na sociedade. Concluímos um censo e, pela primeira vez, colocamos todos com 48 questionários para sabem quem é provisório, quem é condenado, quem tem advogado, que é defendido pela Defensoria, nível de escolaridade e perfil profissional para que a gente possa encaminhar aquilo que acreditamos que vai diminuir a médio prazo a população carcerária no estado”, destacou.

Em entrevista, o secretário destacou que as penitenciárias do Piauí possuem espaços de corte e costura e ainda de concreto. O emedebista acrescentou ainda que a Sejus está licitando estrutura para implementar mais fábricas de cimento. Segundo ele, modelos aplicados em outros estados estão sendo analisados para sejam implementados no Piauí.

A projeção feita pelo gestor é de que todas as unidades penais do estado serão adaptadas para que os apenados, que tenham condições, trabalhem.

“As pessoas que cumprem pena é dever do estado proporcionar oportunidade de trabalho. Na penitenciária feminina temos um espaço para corte e costura, temos uma fábrica de cimento e estamos licitando mais 10, também panificação e hortas para todas as unidades. Mas, podemos mais, o que precisamos é adaptar as nossa unidades. Você pensa que a segurança pública se encerra na prisão, mas, o [sistema] penitenciário é o mais importante, pois absorvemos todo o trabalho da polícia civil e militar”,
avaliou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: unidades, sejus, sistema