Sistema nacional de comparação balística vai auxiliar investigações de crimes com arma de fogo no Pi

18/01/2023 09h10


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoEquipamento conecta o estado ao Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB).(Imagem:Divulgação)Equipamento conecta o estado ao Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB).

O Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB) vai auxiliar a Polícia Civil do Piauí na resolução de crimes com arma de fogo no estado. Um equipamento, que possibilitará uma integração entre os estados, foi adquirido pelo Governo do Piauí, com investimento de R$ 6 milhões, em convênio com o Ministério da Justiça.

Esse equipamento foi inaugurado na segunda-feira (16), no Instituto de Criminalística Vital Araújo, em Teresina, e vai, segundo o Departamento de Polícia Técnico-científica da PC-PI (DPTC), comparar elementos balísticos coletados em cenas de crime de outros estados e municípios.

Isso significa que será possível descobrir ligações entre crimes praticados com a mesma arma, o que, para o delegado-geral Luccy Keiko, resultará em mais resolutividade de crimes no estado, como os de homicídio.

“Sabemos que a maioria esmagadora dos homicídios são cometidos com emprego de arma de fogo. Então esse sistema vai nos ajudar muito com a inteligência de banco de dados, identificando criminosos que estão ainda soltos e possivelmente cometendo mais delitos. Essa ferramenta vai impactar muito especialmente nas investigações de crimes de homicídios”
, declarou o delegado-geral.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: crimes, arma, equipamento