Show de Wesley Safadão em Miguel Alves está mantido, mesmo após decreto proibir evento
23/05/2022 11h54Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução
Mesmo com proibição pela prefeitura de Miguel Alves, evento com Safadão deve acontecer.
Mesmo com proibição pela prefeitura de Miguel Alves, evento com Safadão deve acontecer.As apresentações musicais marcadas para esta segunda-feira (23) em Miguel Alves, a 120 km de Teresina, entre elas do cantor Wesley Safadão, estão mantidas mesmo depois de um decreto municipal proibir eventos públicos ou particulares entre os dias 22 e 24 de maio no município. Miguel Alves completa 110 anos nesta terça-feira (24), a prefeitura preparou uma série de comemorações e queria que outro eventos atrapalhassem.
O superintendente de Arrecadação e Tributos da Secretaria de Economia do município, Thiago Andrade, disse que o evento é irregular por não responder aos critérios adotados pela Prefeitura do município e que embora seja realizado em uma rodovia estadual, há imóveis rurais do município, então a prefeitura tem competência para fiscalizar. Ele destaca que os organizadores já foram notificados a justiça.
“Nós já comunicamos ao Ministério Público e ao poder judiciário sobre essa situação e em breve aí a gente com certeza vai ter uma resposta desses órgãos, diante da desobediência da ordem que foi dada que é da proibição do município para a realização desse evento clandestino”, afirmou Thiago Andrade.
Os shows do Safadão, Kiko Chicabana e Meninos de Barão fazem parte do "Miguel Alves Solidária", um evento beneficente realizado com recursos privados de empresários miguel-alvenses e teresinenses. As apresentações serão realizadas em um palco montado entre as PI-110 e 112 na zona Rural de Miguel Alves. Para ter acesso ao show o ingresso deve ser trocado por 2 kg de alimentos não perecíveis.
Um laudo do Corpo de Bombeiros atestou que a estrutura está apta para ser utilizada e dentro da legislação, mas que é preciso manter a segurança necessária contra incêndio e pânico no estabelecimento para fins de fiscalização.
O próprio cantor Wesley Safadão se manifestou nas redes sociais chamando o público para o evento.
PM acionada na instalação da estrutura
Ainda na quinta-feira (19), quando a estrutura começou a ser montada, a Polícia Militar esteve no local para interromper a instalação. A ação aconteceu após um decreto municipal proibir eventos não-oficiais em homenagem ao aniversário da cidade.
No texto publicado no dia 28 de abril, no Diário Oficial dos Municípios, o prefeito Francisco Antonio Rebêlo de Paiva, o Veim da Fetraf (PL), determinoiu a suspensão de eventos não-oficiais durante os dias 22, 23 e 24 de maio, período de atividades festivas em comemoração ao aniversário de Miguel Alves.
“Fica proibida a realização de shows, festas e eventos com fins lucrativos, sociais ou públicos, com ou sem cobrança de entrada, realizados em recinto fechado ou aberto, entre os dias 22, 23 e 24 do mês de maio, por se tratar de data destinada às atividades festivas em comemoração a emancipação desta municipalidade”, diz trecho da determinação.
Entre as atividades festivais previstas pela Prefeitura de Miguel Alves, estão shows do trio Gonzaga Lu e da banda Versículo 1 no dia 23 de maio, e dos cantores Mano Valter, Felipe Amorim, GPzin e Luketa, no dia 24 de maio.
Para o deputado Oliveira Neto (PT), o decreto da Prefeitura de Miguel Alves pode ter sido motivado por razões políticas e emitido apenas para impedir a realização de eventos organizados por pessoas que não compõem a atual gestão municipal.
Em nota, o parlamentar esclareceu que o intuito principal da realização da festividade é a arrecadação e alimentos, que será destinada à população carente da região e que é realizado através da união de um grupo de amigos solidários, empresários do município e da capital Teresina, com recursos próprios.
Ele afirma que "como filho da cidade Miguel Alves, apoiou o evento através de suas redes sociais, dando suporte apenas para a divulgação. O intuito principal da realização da festividade é a arrecadação de alimentos, que serão destinados à população carente da região. Não há, desta forma, dinheiro público envolvido na realização do evento".
"Apesar do de decreto da prefeitura, o show já havia sido anunciado e trará benefícios para a população do município, tais como fomento do turismo e da economia, já que muitos comerciantes aproveitarão para vender seus produtos e além disso, a questão solidária, com a arrecadação de alimentos que serão doados para a população carente do próprio município", informou assessoria do deputado Oliveira Neto.












