Sesapi reforça importância da adesão da população à Campanha de Multivacinação

02/10/2023 11h10


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA iniciativa, que visa à atualização das vacinas de rotinas em crianças e adolescentes de até 15 anos, será realizada até o dia 14 de outubro.(Imagem:Divulgação)A iniciativa, que visa à atualização das vacinas de rotinas em crianças e adolescentes de até 15 anos, será realizada até o dia 14 de outubro.

A Secretaria da Saúde (Sesapi) reforça a importância de adesão da população à Campanha de Multivacinação, iniciada em todo o estado, nesse sábado (30). A iniciativa, que visa à atualização das vacinas de rotinas em crianças e adolescentes de até 15 anos, será realizada até o dia 14 de outubro.

“Algumas coberturas vacinais estão caindo em todo o país e no Piauí não é diferente. Por conta disso, precisamos que pais e responsáveis levem suas crianças e adolescentes aos postos de saúde dos municípios com o intuito de imunizá-las”,
explica Cristiane Moura Fé, diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi.

Na Campanha de Multivacinação serão ofertadas às crianças de até sete anos (Seis anos, 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, hepatite B, penta, pólio inativada, pólio oral, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, hepatite A e varicela.

Já para aquelas a partir dos sete anos de idade até menores de 15 anos, serão ofertadas as seguintes vacinas: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano (dT), meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.

Em relação às doses da vacina contra a Covid-19 e influenza, elas seguem definições específicas de acordo com a faixa etária. Para as doses de influenza, a vacinação ocorrerá até zerar os estoques nos municípios, havendo disponibilidades, crianças a partir dos seis meses podem receber.

Para preparar os municípios, a Sesapi realizou ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

Lançamento oficial será nesta terça (3) em Teresina e quarta-feira (4) em Alvorada do Gurgueia

O Governo do Piauí vai lançar oficialmente a campanha de multivacinação, nesta terça-feira (3), em Teresina, com a presença do diretor do Programa Nacional de Imunização, o médico infectologista Éder Gatti. Na quarta-feira (4), o lançamento ocorrerá em Alvorada do Gurgueia.

Em Teresina, a programação inicia às 8h30, com uma visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho, onde ocorrerá uma vacinação simbólica. Em seguida, a comitiva do PNI terá um encontro, às 10h, com gestores estaduais e municipais de Saúde no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM). No turno da tarde, às 14h, a equipe visitará o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) e a Rede de Frio da Sesapi.

Em Alvorada do Gurgueia, a programação inicia às 9h com visita ao Centro de Saúde da Família. Em Seguida, às 10h, será a vez da Creche Municipal Delite Benvindo, onde ocorrerá vacinação simbólica. Encerrando a programação, um encontro às 11h com gestores municipais de Saúde da Chapada das Mangabeiras, onde será apresentado o Pacto pelas Crianças do Piauí pela primeira-dama Isabel Fonteles. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato da Silva.

 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: campanha, vacinas, sesapi