Sesapi realiza capacitação para o combate à dengue no sul do estado

16/02/2024 09h31


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, realizará uma capacitação sobre o manejo clínico da dengue para os profissionais de saúde do sul do Piauí, região da Chapada das Mangabeiras. A capacitação será realizada em conjunto com profissionais do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), no período de 19 a 23 de fevereiro.

O público-alvo são os médicos da rede hospitalar e os agentes de endemias, que serão capacitados sobre o manejo clínico da dengue e também como notificar as arboviroses no sistema.

Segundo a gerente de vigilância em saúde da Sesapi, Ester Miranda, houve um aumento no número de arboviroses no sul do Piauí e o registro de uma morte que está tendo como causa provável a dengue.

“Embora o manejo clínico seja essencial para impedir a gravidade nos casos de dengue, é preciso ter o controle vetorial para diminuir o número de notificações nessas regiões. Ter noção epidemiológica em tempo real do que acontece no estado é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população”, diz Ester.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: dengue, piauã­, manejo