Sesapi investiga três casos e um óbito de síndrome inflamatória ligada ao coronavírus

14/08/2020 18h31


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoSesapi investiga três casos e um óbito de síndrome inflamatória ligada ao coronavírus(Imagem:Reprodução)
 O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde(CIEVS), da Secretaria der Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), investiga três casos e um óbito de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). A doença acomete crianças de adolescentes, com idades de sete meses a 19 anos, e está associada ao coronavírus.

Ao G1, a coordenadora do CIEVS, Amélia Costa, destacou que os casos estão em fase de investigação. As crianças são da cidade de Teresina e estão internadas no Hospital Infantil e em um da rede particular. Já a morte de um jovem de 19 anos foi registrada nesta sexta-feira (14) e coletado material para confirmar a doença.

"Muitas crianças após ter a Covid-19 vieram a apresentar outros problemas, como cardíacos, respiratórios, renais, hematológicos, entre outros. Cerca de 80% apresentaram problemas cardiovasculares, por exemplo", explicou Amélia Costa.

A coordenadora destacou que a Síndrome Inflamatória não acomete somente em casos graves de coronavírus, mas também em pacientes assintomáticos. Ela lembrou que ainda o grau de contaminação do coronavírus em crianças ainda é desconhecido para os médicos.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: casos, óbitos, covid