Sesapi investiga seis casos suspeitos de varíola dos macacos no Piauí

04/08/2022 09h17


Fonte Sesapi

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), investiga seis casos suspeitos de monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, no Piauí.

O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, alertou a população quanto aos riscos de contágio da nova doença.

“Até o momento não temos casos confirmados no Piauí, mas estamos investigando seis suspeitos. No entanto, não devemos baixar a guarda, pois a doença já está com mais de mil casos confirmados no país e nossa população deve se manter atenta aos cuidados para a prevenção da monkeypox”, disse.

SINTOMAS

A Sesapi esclarece que a principal característica da monkeypox é o surgimento de lesões que parecem bolhas na pele. Outros sintomas que acompanham a doença são: febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza.

A transmissão pode acontecer de forma direta e indireta por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio esperma, sangue e utensílios contaminados.

Para aqueles que apresentarem os sintomas da doença, a Sesapi conta com núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados.

“A vigilância e identificação dos casos são essenciais para cortar o ciclo de transmissão da doença. Por isso a Sesapi alerta que qualquer pessoa, que esteja com estes sintomas, que procure uma unidade de saúde, de seu município, para que as equipes de vigilância possam está fazendo a retirada dos materiais para análises. Nossos núcleos de vigilância estão atentos 24 horas e atentos aos casos que possam estar dando entrada em nossos hospitais”,
finalizou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: casos, sintomas, sesapi