Sesapi aprova primeira etapa do mutirão de catarata 2024

23/02/2024 15h16


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAs cirurgias vão beneficiar mais de 12 mil pacientes no sul do estado.(Imagem:Divulgação)As cirurgias vão beneficiar mais de 12 mil pacientes no sul do estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aprovou, nesta sexta-feira (23), em reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB), a primeira etapa do mutirão de catarata 2024.

As cirurgias começam no mês de março pelo sul do Piauí, nos municípios de Corrente e Bom Jesus, beneficiando 12.631 pacientes acima de 60 anos de idade.

“A aprovação dessa demanda hoje pela CIB é fundamental para atender a nossa população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.

Cerca de 43% das vagas serão destinadas aos pacientes com cirurgias do primeiro olho e 57% do segundo olho. Para ter acesso aos mutirões, as pessoas devem estar inseridas na fila de espera por meio do sistema de regulação estadual, que é feito pelas secretarias municipais de saúde.

De acordo com o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, a realização dos mutirões é de suma importância para melhorar a qualidade de vida da população idosa do estado.

“A descentralização dos procedimentos têm permitido que os moradores dos municípios mais distantes possam ter acesso ao serviço. Todas as regiões de saúde do Piauí serão beneficiadas”, afirma. 

Tópicos: estado, piau?, sa?de