Servidores estaduais já podem realizar prova de vida pela internet no Piauí

06/01/2022 15h07


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoServidores estaduais já podem realizar prova de vida pela internet no Piauí(Imagem:Divulgação)Servidores estaduais já podem realizar prova de vida pela internet no Piauí

O Governo do Piauí anunciou nesta quarta-feira (5) que já iniciou o Programa Prova de Vida 2022, procedimento anual e obrigatório para os servidores inativos, militares da reserva e pensionistas que garante o benefício a eles.

A prova será por meio digital e o prazo de regularização do benefício será de acordo com a data de aniversário do servidor público. Confira o cronograma aqui.

A realização do procedimento está prevista na Lei Estadual nº 7.311/2019, aprovada o bojo da Reforma da Previdência de 2019, e visa evitar fraudes aos cofres da Previdência.

É através da prova de vida que o Estado sabe se o inativo ou pensionista está vivo, visto que estes beneficiários, por não estarem em atividade, não possuem contato rotineiro com a Secretaria de Administração do Piauí (SeadPrev).

Para realizar o procedimento, os servidores públicos deverão encaminhar a imagem do seu documento de identidade oficial e autorretrato por meio do aplicativo “MEU RPPS”.

Os aposentados e pensionistas - que por razões de saúde se encontrem impossibilitados de utilizar o meio digital - deverão enviar documentação comprobatória através do e-mail provadevida@piauiprev.pi.gov.br, podendo ser apresentada por representante legal ou procurador com poderes para a prática do ato.

Vale lembrar que a não realização da prova de vida no prazo estabelecido implicará na suspensão e bloqueio da aposentadoria ou pensão.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vida, prova, procedimento