Servidores estaduais do Piauí devem realizar Prova de Vida via aplicativo no seu mês de nascimento;

16/03/2022 12h19


Fonte G1 PI

Iniciou em janeiro de 2022 o Programa Prova de Vida 2022 do Governo do Estado, procedimento obrigatório e anual para servidores inativos, militares da reserva e pensionistas. De acordo com o presidente da Fundação Piauí Previdência, Ricardo Pontes, a Prova de Vida deve ser feita no mês de nascimento do servidor.

Ainda segundo Ricardo, os nascidos em janeiro têm até o final do mês de março para realizar a atualização da Prova através do aplicativo. Nascidos em fevereiro e março também já podem realizar, através do aplicativo, a prova de vida.

O decreto determina que o beneficiário tenha até 60 dias após o fim do mês de nascimento para realizar a Prova, e após esta data, será iniciado o bloqueio do benefício, caso não seja realizada.

“Quem nasceu em janeiro, quem já nasceu em fevereiro e março já deve realizar sua prova de vida. Ela tem a mesma sistemática do ano passado, pelo aplicativo Meu RPPS. Atenção principalmente os nascidos em janeiro, porque o decreto determina que passado 60 dias após o mês de nascimento, ou seja, agora no final de março, em abril a Fundação já deve iniciar o bloqueio ou suspensão desse benefício”
, explicou Ricardo.

Apesar de considerar como "sucesso" a campanha de Prova de Vida realizada no ano de 2021, com mais de 97% do público alvo realizando a prova, o governo economizou mais de R$ 4,3 milhões ao mês porque vários assegurados deixaram de realizar a prova, e dentre as principais causas dessa defasagem está a morte do assegurado.

“A prova de vida do estado do Piauí realizada no ano passado foi um sucesso, com mais de 97% dos segurados realizaram sua prova de vida. Por conta deste programa, o governo está tendo uma economia mensal em torno R$ 4,3 milhões ao mês na folha de pagamento, porque vários deixaram de realizar a prova de vida porque faleceram e assim foram retirados da folha”
ressaltou ele.

A Prova de Vida é um procedimento obrigatório a ser realizado anualmente pelo assegurado, e é realizado de forma digital, exclusivamente pelo aplicativo Meu RPPS, disponível nas lojas de aplicativo, e disponível tanto para Android como iOS.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: aplicativo, governo, prova