Servidores denunciam condições precárias em unidades de saúde do Piauí agravadas pelas fortes chuvas

19/01/2022 11h28


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarHospital Natan Portela em Teresina teve um setor alagado com as chuvas.(Imagem:Reprodução)Hospital Natan Portela em Teresina teve um setor alagado com as chuvas.

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (Sindespi) divulgou, na terça-feira (18), denúncias de servidores de condições precárias em unidades de saúde do estado. De acordo com o Sindespi, as fortes chuvas registradas nas últimas semanas agravaram a situação nesses locais.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que já tomou providências para solucionar os problemas ocasionados nas unidades de saúde.A Maternidade Evangelina Rosa informou que a obra de desentupimento de canos no Instituto de Perinatologia Socail (IPS) foi interrompida por conta das chuvas. Antes disso foi detectado que para dar prosseguimento ao reparo, é necessário intervenção da Águas de Teresina e que o pedido já foi realizado. Veja as notas na íntegra no final desta reportagem.

Uma das situações denunciadas pelo sindicato é ilustrada por um vídeo de servidores tirando a água de um setor do Instituto Doenças Tropicais Natan Portella, durante a forte chuva que caiu no final de semana em Teresina.

Em outro vídeo, também divulgado pelo Sindespi, uma servidora reclama que a obra de uma fossa séptica do Instituto de Perinatologia têm causado mau cheiro e incomodado os servidores da Maternidade Dona Evangelina Rosa.

O sindicato divulgou ainda que o prédio do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) também está em condições precárias, e que servidores têm passado transtornos nas unidades de saúde.

Além do setor alagado, os servidores do Instituto Natan Portela também denunciam que uma das máquinas da lavanderia pifou, dificultando ainda mais o trabalho no setor.

Os servidores da Maternidade Dona Evangelina Rosa denunciam que, devido à obra, a fossa séptica do Instituto de Perinatologia está aberta e alagada a mais de um mês, provocando mau cheiro no local.

No Lacen, a denúncia é de infiltrações e mofo. "Um total descaso. Temos denunciado essas situações para o Conselho Estadual de Saúde e para a Secretaria de Saúde. Mas, apesar das denúncias, nada foi feito até agora", disse Geane Sousa, presidente do Sindespi.

"Cobramos das autoridades competentes que olhem para a situação de descaso com que a saúde é tratada aqui no Piauí”,
completou a presidente do sindicato.

Nota da Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que as fortes chuvas que atingiram a capital, na madrugada de terça-feira (18), ocasionaram alagamento temporário da lavanderia do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, que funciona no subsolo do hospital, porém o problema já foi solucionado. A unidade de saúde já solicitou à Sesapi o equipamento necessário para a drenagem do local, o que evitará que o problema ocorra novamente.

Sobre Lacen, a Sesapi esclarece que o local está passando por uma ampla reforma em sua estrutura física, que iniciou no início de janeiro. Na obra serão realizadas melhorias nas instalações elétricas, reforma do almoxarifado, adequação do dormitório para funcionários, dentre outras intervenções.


Nota da maternidade

A Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER) esclarece que a obra de desentupimento de canos no Instituto de Perinatologia Socail (IPS) foi interrompida por conta das chuvas. Antes disso foi detectado que para dar prosseguimento ao reparo, é necessário intervenção da Águas de Teresina.

A solicitação já foi feita via telefone, mas, segundo a empresa, deve ser formalizado por escrito, via site, ou whatsapp, o que já foi encaminhado. Ressaltamos que a mesma, após vistoria de engenheiros do Núcleo de Infraestrutura em Saúde (NIS) da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), teve que ser feita através da Secretaria, por necessitar de maquinário de maior estrutura. Assim que todos os impedimentos citados forem sanados, a obra será retomada.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui