Serra da Capivara está entre os parques mais conhecidos do Brasil, aponta pesquisa

05/09/2022 11h07


Fonte ClubeNews

Imagem: Reprodução/Ministério do TurismoParque Nacional Serra da Capivara(Imagem:Reprodução/Ministério do Turismo)Parque Nacional Serra da Capivara

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo revelou que o Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, ocupa a 11º posição entre os parques mais conhecidos do Brasil.

Cada vez mais, os brasileiros estão visitando as belezas naturais do país e a pesquisa Parques do Brasil – Percepções da População 2022, realizada pelo Instituto Semeia, traz informações que comprovam esse fato. Dados do estudo apontam que seis em cada dez brasileiros já visitaram os parques naturais brasileiros.

Segundo a pesquisa, 97% dos visitantes conhecem um parque natural e 66% já visitaram pelo menos um deles. As principais motivações estão relacionadas a “ter contato com a natureza” e “mostrar as belezas naturais para os filhos”.

O estudo contou com 1.541 entrevistados e foi realizado em 10 regiões metropolitanas (Belém, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). Dentre as classificações, a pesquisa apontou que 35% dos entrevistados gostam de contato com a natureza e de contemplar suas belezas naturais; 22% têm como objetivo mostrar a natureza para os filhos; e 20% foram para conhecer um atrativo famoso do parque.

Imagem: Reprodução/Ministério do TurismoClique para ampliarPesquisa revela que, cada vez mais, os brasileiros estão visitando as belezas naturais do país.(Imagem:Reprodução/Ministério do Turismo)Pesquisa revela que, cada vez mais, os brasileiros estão visitando as belezas naturais do país.

Serra da capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara ocupa 130 mil hectares e está situado no Sudeste do estado do Piauí. Em 1991, o Parque foi inscrito pela Unesco na lista de Patrimônio Mundial pela importância dos seus sítios arqueológicos. Até o ano de 2018, foram registrados mais de mil sítios com pinturas e gravuras rupestres pré-históricas, indicando uma das maiores concentrações de sítios pré-históricos do mundo por quilômetro quadrado.

O clima da região é semiárido. Duas estações bem diferenciadas se alternam originando uma verdadeira metamorfose na paisagem. As chuvas ocorrem entre os meses de novembro a março. Um grande volume de água escorre com força pelas rochas, causando forte efeito erosivo. Nessa época, o Parque torna-se uma pradaria com múltiplas tonalidades de verde e vegetação exuberante.

Com o fim das chuvas, tudo começa a secar e a paisagem se transforma rapidamente em um emaranhado de troncos esbranquiçados, retorcidos e cobertos por espinhos. É a época mais quente do ano e a seca toma conta da região.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: parque, serra, pesquisa