Sempi intensifica divulgação do "Painel Ligue 180" lançado pelo Ministério das Mulheres

09/02/2024 09h09


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA ferramenta inovadora disponibiliza informações sobre os 2.576 serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.(Imagem:Divulgação)A ferramenta inovadora disponibiliza informações sobre os 2.576 serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

O Ministério das Mulheres realizou, nesta quinta-feira (8), o lançamento do Painel do Ligue 180, uma ferramenta inovadora que disponibiliza informações detalhadas sobre os 2.576 serviços integrantes da rede de atendimento à mulher em situação de violência. O serviço vem sendo divulgado no Piauí através da Secretaria de Estado das Mulheres(Sempi), que conta com uma rede de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A live de lançamento, transmitida pelo canal do YouTube do Ministério das Mulheres, contou com a participação da ministra Cida Gonçalves; da secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta; e da coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen Costa.

A plataforma, acessível pelo link www.gov.br/mulheres/ligue180, representa um avanço ao fornecer dados como quantidade, distribuição regional, endereços, modalidades de serviços e contatos. A iniciativa amplia o acesso à rede de atendimento e fortalece a proteção às mulheres em todo o país.

Segundo a coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen Costa, o painel lançado é interativo e disponibiliza informações sobre a rede de atendimento mapeada pelo Ligue 180. Ela destaca que a plataforma compreende pelo menos nove tipos de serviços, suas descrições e um mapa que permite a localização dos serviços com base na geolocalização do usuário.

“Ao clicar no endereço do serviço, uma nova aba direcionada ao Google Maps é aberta, facilitando o deslocamento até o local desejado. Essas informações são úteis tanto para gestores públicos quanto para estudantes e a população em geral, e durante o período de Carnaval, a ferramenta se mostra especialmente oportuna”, explica a coordenadora.

O Painel do Ligue 180, disponível no site do Ministério das Mulheres, é uma ferramenta adicional, permitindo à população consultar, de forma intuitiva, dados sobre Delegacias Especializadas, Núcleos na Defensoria Pública, Promotorias, Juizados, Centros de Referência, Casas Abrigo e Serviços de Saúde.

A rede de atendimento estadual, que vem sendo divulgada pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) mais intensamente neste período de Carnaval, compreende o serviço da Central de Atendimento à Mulher através do 180, ou pelo whatsapp (61) 99610-0180.

Em caso de emergência, as mulheres podem enviar mensagem ou ligar diretamente para a Central “Ei, mermã, não se cale”, através do número 0800 000 1673, que oferece atendimento psicossocial imediato e integra a mulher na rede de proteção e monitoramento.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews