Segurança e vigilâncias sanitárias vão fiscalizar festas de fim de ano para evitar aglomerações no P

24/12/2020 14h43


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/G1Vigilância Sanitária do Piauí(Imagem:Lucas Marreiros/G1)Vigilância Sanitária do Piauí

As forças de Segurança e as vigilâncias sanitárias, do estado e municipais, vão fiscalizar as festas de fim de ano no Piauí, para evitar aglomerações e diminuir a disseminação do novo coronavírus durante o Natal e Réveillon, datas em que as pessoas costumam se reunir para celebrar.

A medida foi uma orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para enfrentamento da Covid-19 no Piauí. De acordo com o governo, os dados mostram um quadro de estabilidade nas infecções e mortes pelo coronavírus no estado.

Contudo, as autoridades afirmam que a população deve ter em mente que a pandemia permanece e que as medidas de segurança, como distanciamento social e uso da máscara, continuam indispensáveis.

Em nota-técnica, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reafirmou que os eventos neste período do ano não poderão reunir mais que 100 pessoas, independente do tamanho do espaço em que é realizado.

Limite de pessoas

O órgão definiu o número máximo de 15 pessoas em reuniões familiares. No caso dos eventos drive in, o limite é de até 1 mil espectadores no espaço onde acontece a apresentação artística, com, no máximo, quatro pessoas por veículo.

“Pedimos o respeito a esse limite por domicílio e que essas pessoas sejam do mesmo convívio familiar, para que tenhamos um número menor de pessoas expostas ao risco”, afirmou a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

Segundo o governador do Piauí, haverá atenção especial na fiscalização nas regiões dos municípios de Picos, Piripiri, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

“Não teremos mais flexibilizações, mas manteremos as regras já estabelecidas usando equipes da PM, Policia Civil, agencias de vigilância sanitária do estado e municípios”, declarou Wellington Dias (PT).

Pandemia no Piauí

A Sesapi avaliou que, no geral, o estado apresenta risco baixo para o coronavírus, com média diária de 9 óbitos e 397 novos casos da doença por dia.

Entre as 12 regiões de saúde, cinco (Planície Litorânea, Tabuleiros do Alto Parnaíba, Vale do Canindé, Vale do Rio Guaribas, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras) apresentam risco moderado.

As outras sete regiões são classificadas como baixo risco. O governo afirmou que monitora as regiões com maior incidência e que está mantendo leitos hospitalares disponíveis.

No boletim divulgado na quarta-feira (23), consta que, até o momento, 139.713 casos de Covid-19, distribuídos em todos os municípios do estado, já foram registrados. Já os óbitos pelo novo coronavírus totalizam 2.792.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: pessoas, estado, risco