Segunda etapa da pesquisa para mapear o coronavírus no Piauí será aplicada em 15 cidades

04/05/2020 14h31


Fonte G1 PI

Imagem: ASNKit teste rápido da Covid-19.(Imagem:ASN)Kit teste rápido da Covid-19.

O Governo do Piauí, em conjunto com o Instituto Amostragem, vai aplicar a segunda etapa da pesquisa de mapeamento do coronavírus em 15 cidades do Piauí a partir do dia 8 de maio e até o dia 11 de maio. O objetivo é estimar da quantidade de pessoas infectadas pelo vírus no estado.

O levantamento será feito em domicílio, com pesquisadores indo até as residências sorteadas para realizas o teste rápido para a Covid-19. Os municípios que vão participar são: Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Coivaras, Piripiri, Picos, Pimenteiras, Floriano, Fronteiras, Oeiras, Corrente, São Raimundo Nonato, São Gonçalo do Gurgueia, Uruçuí e Valença.

Os profissionais estarão devidamente identificados com crachá, colete e logomarca do instituto, além de seguir os cuidados como o uso de luvas, máscaras e álcool em gel. A pesquisa está sendo realizada graças à chegada de testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde. Até a primeira etapa do levantamento, o Piauí tinha recebido 33.400 unidades de testes.

Primeira etapa
A primeira fase da pesquisa de mapeamento do coronavírus aconteceu em 14 municípios, entre os dias 21 e 27 de abril. Foram testadas 4.325 pessoas. Dentre elas, cinco testaram positivo para Covid-19, uma taxa de infeção de 0,1156%. A pesquisa considerou gênero, faixa etária, a presença ou não de comorbidade nos entrevistados, se viajou nos últimos 30 dias e isolamento social.

Desse modo, o Instituto de Amostragem estimou que o Piauí apresenta 3.783 infectados pelo novo coronavírus, com margem de erro de 2%. A taxa de transmissão básica (R0) do estado, atualmente, é de 2,1, ou seja, cada pessoa infectada poderá transmitir o vírus para 2,1 pessoas. Dos 3.783 infectados estimados, podem transmitir para aproximadamente oito mil pessoas.

Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: pessoas, pesquisa, etapa