Secretário de turismo do Piauí propõe que governo adie carnaval devido à pandemia da Covid-19

06/01/2021 18h09


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoO assunto ainda será discutido com o governador Wellington Dias (PT), responsável pela decisão, mas o secretário espera que a proposta seja adotada, já que, em dezembro, o chefe do(Imagem:Reprodução)
O secretário de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, propôs, ao governo o adiamento do carnaval no Piauí. De acordo com o gestor, a medida é necessária devido à pandemia do novo coronavírus. O secretário sugeriu que as festividades ocorram em junho, caso, até lá, a vacina contra a Covid-19 esteja disponível.

Este ano, o carnaval estava previsto para acontecer entre os dias 13 e 16 de fevereiro. Flávio Nogueira Júnior é médico e afirmou que a proposta foi feita com base nos dados relacionados à pandemia no estado.

“Ainda há registros de muitos casos da doença no Piauí. O vírus continua circulando, já se tem notícias de uma variante e sabemos que as festividades de carnaval costumam sempre contar com uma presença muito grande de pessoas, ou seja, com aglomerações, o que não é recomendado nesse momento”, disse.

O secretário citou o exemplo de que outros estados, como Bahia e Pernambuco, que possuem tradições carnavalescas e já adiaram as festividades. Nogueira Júnior afirmou que a ideia é juntar o carnaval com as festas juninas, fazendo um grande evento no estado.

“O momento é de continuar com cautela, adotando os cuidados necessários para evitarmos que tenhamos ainda mais casos de pessoas com o vírus e até mesmo óbitos”, avaliou.

O assunto ainda será discutido com o governador Wellington Dias (PT), responsável pela decisão, mas o secretário espera que a proposta seja adotada, já que, em dezembro, o chefe do poder executivo estadual seguiu orientação do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde (COE) e determinou que não houvesse festividades de réveillon.

Nogueira Júnior afirmou que a questão também será discutira com prefeitos das cidades piauienses com histórico de festividades no período. “Discutiremos para avaliar um momento oportuno para que essas festas possam voltar a acontecer, mas em segurança”, pontuou o secretário.