Secretário atribui alta de crimes violentos no Piauí a atuação de facções criminosas no estado

21/02/2022 10h58


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarRubens Pereira, secretário estadual de segurança.(Imagem:Reprodução)Rubens Pereira, secretário estadual de segurança.

Em entrevista à TV Clube, nesta segunda-feira (21), o secretário estadual de segurança, Rubens Pereira, atribuiu a alta de crimes violentos no Piauí em 2021 à atuação de facções criminosas no estado. O Piauí registrou aumento de 11% no número de crimes violentos, o 3º maior crescimento no país no ano passado.

Os dados são do Monitor da Violência, um levantamento realizado pelo g1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

“Está demonstrando a atuação, desde o ano passado, dessas facções criminosas, dessas organizações criminosas que migraram do Sudeste para o Nordeste e Norte do Brasil. O Piauí, em relação ao Norte e Nordeste, sempre apresentou ser o menos violento, mas agora, neste momento, do ano passado para cá, há essa realidade que nós estamos enfrentando, principalmente no litoral, com a atuação agora da Força Integrada de Segurança Pública. Nós estamos atuando com a PF, PRF e com os órgãos estaduais”,
afirmou o secretário de segurança.

Em números totais, foram 780 vítimas desses crimes em 2021 no Piauí, o que representa duas vidas tiradas por dia no estado. Em 2020, foram cerca de 80 mortes a menos.

Novembro e dezembro foram os meses com maior índice de crimes, sendo mais de 80 por mês. Nesses meses, os homicídios explodiram no litoral do Piauí. Em Parnaíba, que em 2020 registrou 31 mortes, teve mais de 80 pessoas assassinadas no ano seguinte.

Na época, o Órgãos de Segurança Pública criaram uma Força Integrada para combater à criminalidade na região. O grupo é formado pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Municipal e Penal.

De acordo com o secretário, após a criação da Força Integrada no litoral do Piauí, os números de crimes violentos vêm diminuindo.

“Nesse enfrentamento, do final do ano para cá, nós já encontramos uma realidade diferente. Houve uma redução e um certo controle, mas nada que possa nos animar e baixar a guarda. Nós estamos atuando com a Força Integrada. No final de semana passada, a Greco esteve no litoral e realizou mais de 17 pessoas ligadas ao crime organizado”,
afirmou Rubens Pereira.

Para o gestor, a ação das forças policiais não é suficiente para diminuir os índices de violência no estado. São necessárias ações por parte dos municípios.

“O que nós estamos percebendo é a necessidade dos municípios de implementar políticas de prevenção. Essas políticas que nós estamos fazendo no Piauí – através da secretaria de segurança - não se sustentam se nós não tivermos políticas de atenção nesses municípios para os jovens de 15 a 29 anos que estão morrendo”,
pontuou o secretário.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, crimes, violentos