Secretário afirma que fim do ?passaporte da vacina? no Piauí só com aval do COE

22/04/2022 14h44


Fonte cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSecretário Estadual de Saúde, Neris Júnior(Imagem:Divulgação)Secretário Estadual de Saúde, Neris Júnior

O passaporte da vacina (cartão com três doses dos imunizantes contra a covid-19) só deixará de ser obrigatório após decisão do COE (Comitê de Operações Emergenciais). O secretário Estadual de Saúde, Neris Júnior, ressaltou hoje em entrevista ao Jornal do Piauí, que mesmo com indicadores positivos qualquer mudança de decreto somente com análise do COE estadual. O Comitê é composto por cientistas, pesquisadores, infectologistas e técnicos da Sesapi

O Piauí já está há 8 dias sem registrar mortes por Covid e existem apenas 74 internações em decorrência da doença.

O cartão de vacinação com as três doses foi uma recomendação aprovada no COE para incentivar a imunização. Para ter acessos aos órgãos públicos estaduais é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação.

O COE já liberou o uso de máscara em locais abertos. Para locais fechados, apenas em municípios com mais de 60% de população vacinada com dose de reforço.

Segundo secretário Neris Júnior, a população tem entendido a importância das medidas sanitárias, principalmente após o aumento de 53 para 156 municípios aptos para liberarem o uso de máscara em locais fechados. Até o momento não estão sendo analisadas novas flexibilizações.

“Os municípios estão avançando com as campanhas de vacinação, a população deve buscar os postos de saúde para atualizar o cartão de vacina. O COE tem que se reunir a cada 14 dias para analisar os indicadores, estamos a 8 dias sem mortes e a diminuição dos casos, e o aumento da dose de reforço. Essa não é uma decisão apenas do secretário, nem dos municípios, mas dos membros do COE, e esperamos que os números melhorem para voltar ao normal”, afirmou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews