Secretaria monitora dois pacientes com suspeita de sarampo no Piauí

18/04/2022 12h04


Fonte G1 PI

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que está monitorando dois casos suspeitos de sarampo. Os pacientes são uma criança de dois anos e um adulto de São Miguel do Tapuio, distante 220 km de Teresina. Em 2019, o estado chegou a registrar três casos e o país viveu um surto de sarampo.

"A Secretaria de Estado da Saúde orientou a coletar material (soro) para diagnóstico mais preciso, sendo encaminhado ao Lacen [Laboratório Central]. O exame foi processado com resultado Igm (+) para dengue e inconclusivo para rubéola, dificultando o encerramento do caso", informou a Sesapi em nota.

A recomendação do Ministério da Saúde é o envio da amostra para a Fiocruz/Rio ou ao laboratório de referência do estado do Piauí, para investigação de possível infecção cruzada. Foi recomendado ainda que seja feito bloqueio vacinal, ou seja, vacinação de toda a comunidade onde os casos foram notificados.

De acordo com a médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal da Saúde (FMS), a doença é altamente contagiosa, mas pode ser evitada com a vacinação.
Imagem: Arte G1  Sarampo (Imagem:Arte G1 )

Segundo a Sesapi, a família relatou que a criança apresentou tosse, coriza e lesões na pele ainda em 18 de março. O hospital foi procurado no dia 1º de abril, onde já foi identificada a suspeita de sarampo.

A criança estava vacinada e tinha deixado a cidade de São Paulo há mais ou menos seis meses. Atualmente encontra-se em isolamento residencial.

Além desse caso, há outro suspeito em um adulto no município. O paciente também está sendo acompanhado e investigado.

A equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado do Piauí se deslocará dia 19 de abril para apoiar a equipe do município na investigação e ação de controle.

Vacina é eficaz para conter surto

Em 2016, o país chegou a receber o certificado de erradicação da doença, porém o Brasil viveu um novo surto de sarampo em 2019.

Ainda de acordo com Amariles, é fundamental cumprir o calendário de vacinação contra o sarampo. A FMS orienta que a pessoa com esquema vacinal incompleto pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e aguardar orientação e marcação para aplicação da dose.

O esquema vacinal vigente prevê duas doses da vacina: uma dose da tríplice viral ou SCR (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade e uma dose da tetra viral ou SCRV (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.

A cobertura vacinal em Teresina está em 40%. Em 2021, o ano terminou com uma cobertura abaixo de 70%. O ideal é atingir pelo menos 90% do público alvo.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, vacinal, sesapi