Secretaria de Saúde do Piauí elabora Plano de Contingência Estadual para varíola dos macacos

19/08/2022 08h57


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/EPTVTeste positivo de varíola dos macacos.(Imagem:Reprodução/EPTV)Teste positivo de varíola dos macacos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou nesta quinta-feira (18) o Plano de Contingência Estadual para a varíola dos macacos, transmitida pelo vírus monkeypox. O estado registrou dois casos positivos da doença, 29 sob investigação e 44 notificados.

O plano contém 30 páginas e reúne informações estratégicas para contenção e controle da doença. O material contém orientações assistenciais, epidemiológicas e laboratoriais para a gestão dos casos da varíola dos macacos, além de orientar as ações a serem definidas pelo estado e municípios piauienses.

Segundo Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, dos 44 casos notificados, 20 dos 224 municípios do Piauí têm casos notificados da doença. Parnaíba e Teresina foram as cidades que mais registraram notificações.

O plano também apresenta as definições de caso suspeito, provável, confirmado e descartado da varíola dos macacos, além do modo de transmissão e os grupos vulneráveis com orientações a respeito do isolamento de casos suspeitos, identificação de sintomas, realização de campanhas de conscientização e testagem.

Já sobre a vacina contra a doença, o Plano de Contingência orienta a investir e acompanhar os recursos financiados pelo Ministério da Saúde para a aquisição da vacina monkeypox; além de elaborar e divulgar estratégia nacional de vacinação contra o vírus; elaborar e divulgar documentos técnicos sobre a vacina; acompanhar e monitorar a logística e a distribuição para as vacinas monkeypox, quando houver.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: casos, vacina, notificados