Secretaria de Defesa Civil reconhece calamidade pública no Piauí por conta da Covid-19

27/05/2021 14h55


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubePacientes à espera de leitos de UTI no Piauí.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Pacientes à espera de leitos de UTI no Piauí.

A Secretária Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu, nesta quinta-feira (27), estado de calamidade pública em todo o território piauiense, devido à pandemia da Covid-19. O governador Wellington Dias (PT) emitiu o decreto no dia 20 de maio, que tem validade de 180 dias.

O reconhecimento foi publicado nesta quinta (27) no Diário Oficial da União e autoriza o governo estadual a fazer de forma emergencial aquisições sem realizar licitação, desde que sejam para atender a situação de calamidade pública, como compra de vacinas e equipamentos para hospitais.

No decreto, o governador explicou que a pandemia tem repercutido de forma negativa nas contas públicas.

"A referida crise impõe o aumento de gastos públicos e o estabelecimento das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus", afirmou o governador no decreto.

Casos de Covid-19

O Piauí já registrou quase 270 mil casos confirmados e mais de 5.800 mortes pela Covid-19, desde março de 2020, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Apenas duas cidades não registraram mortes pela doença, entre os 224 municípios piauienses.

Menos de 10% da população recebeu as duas doses da vacina contra a doença. A ocupação de leitos de UTI Covid adulto está em cerca de 90% na capital e em 99% nos hospitais do interior do estado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: governador, decreto, covid