Secretaria das Mulheres reúne órgãos para discutir Campanha de Carnaval 2024

09/01/2024 15h08


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) realizou, nesta terça-feira (9), uma reunião com representantes de órgãos estaduais e da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, para discutir a Campanha de Carnaval 2024 “Só se eu quiser… #nãoénão”. Fundamentada na Lei de Importunação Sexual, a campanha tem o objetivo de fortalecer ações de conscientização e segurança para garantir um carnaval tranquilo e festivo para todos.

Segundo a gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero, Adriana Ribeiro, a campanha de carnaval, iniciada em 2019 com foco na lei da importunação sexual, visa sensibilizar e prevenir assédio, violações de direitos e violência de gênero durante as festividades. “A importunação sexual é um crime e a integração dos órgãos é fundamental para uma conscientização efetiva”, reforçou a gerente.
Imagem: DivulgaçãoA campanha visa sensibilizar e prevenir a importunação sexual, violações de direitos e violência de gênero durante as festividades.(Imagem:Divulgação)A campanha visa sensibilizar e prevenir a importunação sexual, violações de direitos e violência de gênero durante as festividades.

Durante a reunião, foi apresentada a proposta da campanha deste ano, que terá início em 3 de fevereiro com o Corso de Teresina. Serão realizadas intervenções educativas na cidade e outros municípios, com pontos de apoio para o atendimento psicossocial “Ei mermã, não se cale!”, bem como blitz educativa de segurança no trânsito para prevenção e conscientização. Além disso, será distribuído material educativo com os principais canais de atendimento à população.

A educadora e psicóloga da Escola Piauiense de Trânsito, Neide Santos, destacou a importância das ações conjuntas. Ela enfatizou que, anualmente, são desenvolvidos trabalhos no carnaval em parceria com diversos órgãos. As ações se darão por meio de blitzen educativas nas principais cidades e nos locais com maior fluxo de pessoas, como Parnaíba, Picos, Floriano, Barras e Piripiri.
Imagem: DivulgaçãoSecretaria das Mulheres reúne órgãos para discutir Campanha de Carnaval 2024(Imagem:Divulgação)Secretaria das Mulheres reúne órgãos para discutir Campanha de Carnaval 2024.

“Uma outra reunião será alinhada com o diretor da Escola, Daniel Carvalho, com definições mais precisas, mantendo estratégias que se mostraram eficazes no ano anterior”, finaliza a educadora.

Participaram da reunião, os representantes do Centro de Referência Francisca Trindade (CRFT); Coordenadoria da Juventude (Cojuv); Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol); Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI); Secretaria das Relações Sociais (Seres); Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI); Superintendência dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Assistência Social (SUDH/Sasc); Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi); Defensoria Pública do Estado do Piauí; Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Teresina (SMPM); Secretaria de Turismo do Piauí (Setur); Secretaria de Estado da Administração (Sead) e OAB/PI.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: secretaria, estado, campanha