Secretaria das Mulheres reúne órgãos e define ações da campanha Março Mulher

23/02/2024 11h02


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi) promoveu, nessa quinta-feira (22), uma reunião com diversos órgãos estaduais. O encontro teve como objetivo discutir a campanha Março Mulher, que acontecerá durante todo o mês de março, consolidando esforços para enfrentar a violência contra a mulher no estado e promover uma maior participação feminina nos espaços de poder.

Entre as ações que serão desenvolvidas estão: a solenidade de entrega do Pacto de Enfrentamento a Violência; entrega do Selo “Aqui tem Mulher Segura”; apresentação e entrega do Selo Pró-Equidade 3ª edição; lançamento e adesão ao Pró-Equidade 4ª edição; lançamento do Projeto "Fios da Ancestralidade"; reativação da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência contra Mulheres; Seminário Mulheres na Política; qualificação dos profissionais que compõem a rede especializada (Teia de direitos); oficina com OPM - Protocolo "Ei, Mermã, Não se Cale!"; e projeto "Vamos às Escolas".
Imagem: DivulgaçãoSecretaria das Mulheres reúne órgãos e define ações da campanha Março Mulher.(Imagem:Divulgação)Secretaria das Mulheres reúne órgãos e define ações da campanha Março Mulher.

O Março Mulher deste ano, será realizado de forma integrada entre órgãos do Estado, rede de atendimento e sociedade civil. O tema busca engajar mais mulheres nas esferas de poder, refletindo sobre a importância da presença feminina na construção de uma sociedade mais justa.

A diretora de Enfrentamento da Sempi, Ana Cleide, destacou a importância da reunião e ressaltou a presença da Agência de Fomento, com ações para autonomia financeira das mulheres.

“O Governo do Estado tem ações para que as mulheres tenham acesso ao crédito de forma segura, com juros baixos. Será lançado o crédito especial para mulheres a partir de março. A mulher empreendedora irá conhecer a rede de atendimento e entender como acessar o crédito, garantindo sua autonomia financeira”, frisou.
Imagem: DivulgaçãoA campanha deste ano, será realizada de forma integrada entre órgãos estaduais, rede de atendimento e sociedade civil.(Imagem:Divulgação)A campanha deste ano, será realizada de forma integrada entre órgãos estaduais, rede de atendimento e sociedade civil.

A assistente social do Núcleo da Mulher da Defensoria Pública do Piauí, Lia Raquel, ressaltou a relevância da reunião, destacando que as ações planejadas favorecem a divulgação e disseminação de informações importantes para as mulheres.

A coordenadora de Proteção às Mulheres da SSP, Tatiane Seixas, falou do compromisso do Governo do Estado em integrar ações para a ampla divulgação do Dia Internacional da Mulher. “A gente vincula essa data com a questão da violência porque infelizmente a primeira luta que as mulheres fazem é para continuar vivas”, explicou.

Já a assistente social da coordenação da Saúde da Mulher da Sesapi, Ana Maria, abordou as iniciativas voltadas para a promoção da saúde da mulher. “Nós iremos promover uma agenda para o mês de março com palestras para adolescentes sobre à prevenção do HPV, importância da vacinação e enfrentamento da violência sexual, além de fóruns que serão direcionados para o Comitê de Mortalidade Materno-Infantil”, enfatizou.
Imagem: DivulgaçãoSecretaria das Mulheres reúne órgãos e define ações da campanha Março Mulher.(Imagem:Divulgação)

A diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Sead, Itamara Matos, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria das Mulheres para fortalecer as ações do Março Mulher na valorização, proteção e progresso feminino no estado.

Zenaide Lustosa, Secretária de Estado das Mulheres, reforçou que a campanha Março Mulher acontecerá durante todo o mês de março com ações no período de 4 a 7, no Palácio do Karnak.

“ Durante as ações, serão apresentadas as atividades desenvolvidas em parceria com os órgãos e sociedade civil com o objetivo principal de promover políticas voltadas para as mulheres de forma transversal e integrada com a rede de proteção às mulheres. Enfatizando o desafio de criar oportunidades para que as mulheres alcancem posições de liderança”, finalizou a secretária.

A reunião contou com a presença de representantes do Ministério Público (MP), Secretaria de Segurança (SSP), Tribunal de Justiça (TJ), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Agência de Fomento, Secretaria de Saúde (Sesapi) e Secretaria de Administração (Sead).
Imagem: DivulgaçãoSecretaria das Mulheres reúne órgãos e define ações da campanha Março Mulher(Imagem:Divulgação)

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: mulheres, secretaria, estado