Secretaria da Justiça inicia vacinação contra Covid nas unidades prisionais

23/02/2024 15h21


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Justiça (Sejus), iniciou o cronograma de vacinação contra Covid-19 nas unidades prisionais do estado. As doses já foram aplicadas na Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis em Altos; na Unidade de Apoio Prisional e na Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira.

O cronograma segue e as próximas unidades a receberem a vacinação serão a Cadeia Pública de Altos e a Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Floriano. As ações nas demais unidades serão realizadas, conforme o calendário das secretarias municipais de saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Segundo a gerente de Saúde da Secretaria da Justiça, Jackelene Meneses, a vacina contra Covid agora faz parte do calendário anual de vacinação.
Imagem: Divulgação Secretaria da Justiça inicia vacinação contra Covid nas unidades prisionais.(Imagem:Divulgação) Secretaria da Justiça inicia vacinação contra Covid nas unidades prisionais.

“Integram os grupos prioritários as pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e policiais penais. Esses serão vacinados e na sede da Sejus também vamos realizar a vacinação. A ação é realizada com as equipes de saúde das unidades, da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, secretarias municipais e Fundação Municipal de Saúde”, explicou a gerente.

As vacinas contra a Covid recomendadas pela OMS são altamente eficazes na prevenção de doenças graves, hospitalização e morte contra todas as cepas do vírus SARS-CoV-2 (ou seja, o vírus que causa a Covid-19), incluindo a variante omicron e suas sub-linhagens. Além disso, as vacinas são altamente eficazes na redução da transmissão do vírus, embora possam não impedir completamente a infecção.

A assistência à saúde é uma garantia das pessoas privadas de liberdade, conforme a Lei de Execuções Penais (LEP). Nas 17 unidades penais do Piauí, a Sejus dispõe de equipes multidisciplinares com médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e demais profissionais que garantem a assistência dentro do sistema prisional.
Imagem: DivulgaçãoAs ações nas unidades serão realizadas, conforme o calendário das secretarias municipais de saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS).(Imagem:Divulgação)As ações nas unidades serão realizadas, conforme o calendário das secretarias municipais de saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui