Seca faz criador do Piauí dar mandacaru para gado comer

16/11/2014 10h42


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarPlanta semelhante ao cacto é a única fonte alimentar que restou.(Imagem:G1 PI)Planta semelhante ao cacto é a única fonte alimentar que restou.

Na cidade de Jaicós, no semiárido piauiense, a pior seca das últimas quatro décadas forçou criadores a plantarem mandacaru, uma planta coberta de espinhos e semelhante a um cacto, para ser usada como ração para o gado magro.

“Se não dermos, ele fica com fome, arreia (cai no chão). Até água eles bebem pouco, andam por aí a noite, deitam e num levantam mais. Aí (nesse estágio) a gente dá outro tipo de ração, mas não tem mais jeito. Aí o bicho morre ”, contou o criador Francisco de Deus.

Para enfrentar a forte estiagem, o sertanejo plantou uma roça de mandacarus. Quando estão grandes, eles são cortados e queimados, procedimento necessário para a retirada dos espinhos. Após esse processo, eles são dados para o gado.

Apesar do esforço, muitos animais não resistem aos efeitos da pior seca registrada no Piauí em 40 anos. Seu Francisco já perdeu 12 cabeças de gado, a última há pouco mais de uma semana quando morreu uma vaca prestes a parir.

“Eu já sou sofrido, já estou acostumado com isso e seja lá o que Deus quiser. Os meus meninos brigam, dizem por que eu não acabo (com a criação). Eu digo, ‘deixa os bixim aí’. Dá pena demais, mas eu não posso dar jeito. Só Deus pode e ele num quer. Eu vou fazer o que?”,
questionou.

No maior açude da fazenda, restou apenas um pequeno barreiro onde há mais lama do que água. É tudo que o seu Francisco dispõe para matar a sede dos animais.

“Para os bichos, eu só tenho essa água daí. Para a gente beber, (a água) vem de carro pipa. Tem dia que eles bebem, as vezes baldeiam e não querem beber”,
contou.

Tópicos: francisco, água, gado