Santo Antônio de Lisboa, a capital do caju, usa o fruto para produzir cajuÃna, doces e até pizza
10/10/2020 21h25Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/TV Clube Plantações de caju em Santo Antônio de Lisboa, no Piauí.
Plantações de caju em Santo Antônio de Lisboa, no Piauí.
 Plantações de caju em Santo Antônio de Lisboa, no Piauí.
Plantações de caju em Santo Antônio de Lisboa, no Piauí.Santo Antônio de Lisboa, a 344 km de Teresina, é conhecida como capital do caju. O pequeno município tem a maior área de concentração do fruto por metro quadrado. Além de ser fonte de renda para os produtores rurais, do caju se produz a bebida a cajuína, doces e até pizza.
"Estamos em um solo fértil para o caju, que é arenoso. Santo Antônio de Lisboa foi adotada como capital do caju porque é onde se encontra o maior centro de produção de muda de cajueiro do país e é daqui que sai os caminhões com o caju de mesa para os mercados das capitais. Devido a localização em um grande entrocamento rodoviário, o município fica próximo de todas as capitais do Nordeste", explicou o presidente do Sindicato das Indústrias de Caju, Leonildo Neto.
A produtora rural Dalia usa o caju para produzir cajuína, bebida artesanal e 100% natural do fruto. Ela também aproveita a fibra do produto para preparar uma deliciosa pizza de caju. Confira abaixo a receita:
Imagem:  Reprodução/TV Clube Pizza de caju usa fibra do fruto como recheio.
Pizza de caju usa fibra do fruto como recheio.
 Pizza de caju usa fibra do fruto como recheio.
Pizza de caju usa fibra do fruto como recheio.Modo de preparo
- 1 colher de margarina
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 pintada de pimenta
- cheiro verde
- meio pimentão
- corante a gosto
- molho de tomate para pizza
- queijo muçarela
- 400 gramas de carne de caju
- orégano
- massa pronto para pizza
Modo de preparo
- Em uma panela adicione todos os ingredientes para preparar a fibra de caju, que será o recheio da pizza.
- Na massa pronta despeje o molho de tomate, depois a muçarela, o recheio de caju, cebolas e tomates, orégano .
- Leve ao forno por 20 minutos.
O verde da plantação de caju se destaca logo na entrada de Santo Antônio de Lisboa. Os cajueiros não chegam a 2 metros de altura, mas são super produtivos. Logo no primeiro ano de plantio, já é possível observar os primeiros frutos sendo produzidos.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Caju, Leonildo Neto, explicou que o processo começa ainda durante o plantio da muda.
“A gente planta uma castanha normal e depois consegue uma galha do cajueiro para injetar na muda. A partir disso ela é coberta e podada igual um cajueiro normal. Com o tempo ele se transforma em cajueiro precoce e anão", contou.
Para incentivar a produção local, a Associação Piauiense de Produtores de Sementes e Mudas conta com um viveiro de caju com 20 mil mudas da planta. A área é cuidadosamente cultivada, livre de praga e doenças, além de todos os equipamentos higienizados.
Imagem: Reprodução/TV Clube Produção de cajuína em Santo Antônio de Lisboa, no Piauí.
Produção de cajuína em Santo Antônio de Lisboa, no Piauí.
 Produção de cajuína em Santo Antônio de Lisboa, no Piauí.
Produção de cajuína em Santo Antônio de Lisboa, no Piauí.Caju fonte de renda
A partir do caju é possível produzir bebidas, como a cajuína e derivados do fruto. As fábricas em Santo Antônio de Lisboa aproveitam toda a matéria-prima e geram emprego na região.
“Conseguimos fazer uma parceria com os produtores, garantindo a eles uma compra direta, com isso temos êxito na compra e garantido à venda dos produtores. A previsão para este ano é de dobrar a produção da cajuína, devido a grande aceitação do produto no mercado, produto nobre e 100% natural", destacou o empresário Elvis Batista.













 
                     
                     
                     
                     
                     
                    