Samu denuncia que ambulâncias estão sendo multadas em corredores exclusivos; Strans nega

06/02/2020 08h21


Fonte G1 Piauí

Imagem: Reprodução/Detran-PIAmbulância é multada por trafegar em faixa exclusiva de ônibus em Teresina(Imagem:Reprodução/Detran-PI)Ambulância é multada por trafegar em faixa exclusiva de ônibus em Teresina

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Piauí denuncia que ambulâncias estão sendo multadas por trafegarem em faixas exclusivas para ônibus em Teresina. Um vídeo feito por uma equipe em atendimento mostra uma ambulância presa no congestionamento por não poder usar o corredor do transporte coletivo. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) negou a aplicação das multas e disse que o órgão não proíbe a circulação dos veículos no corredor.

Em vídeo, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está transportando uma criança dentro de uma ambulância com sirenes ligadas e alegando não poder usar o corredor por conta das inúmeras multas já registradas. Nas imagens, o socorrista mostra o trânsito congestionado e a ambulância parada atrás dos veículos para continuar a viagem.

“Olha a situação aqui, ambulância com uma criança entubada com droga vasoativa precisando fazer um exame, mas presa aqui na Avenida Frei Serafim, porque não podemos andar pela via do ônibus, porque se não somos multados. Não dar pra entender essas regras de trânsito não”, disse o socorrista.

De acordo com a coordenadora do Samu no Piauí, Cristiane Leal, as multas são constantes e sempre eles têm que recorrer para que as infrações sejam analisadas e retiradas.

“Já pegamos várias multas por ultrapassar sinal vermelho, trafegar no corredor exclusivo dos ônibus. Elas são geradas e encaminhadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e nós sempre temos que recorrer, mas isso exige uma grande burocracia e demanda muito tempo de espera, então por esse motivo recomendamos os socorristas não circularem com as ambulâncias nas exclusivas”, explicou.

Após o vídeo da ambulância repercutir, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) utilizou as redes sociais para emitir uma nota e negou a aplicação de multas. O órgão destacou o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no qual esclarece que os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento gozam de livre circulação.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: samu, ambulância, multas