Rio Parnaíba está na cota de atenção em Teresina e Luzilândia; Floriano está na cota de alerta

07/01/2022 15h07


Fonte G1 PI

Imagem: FlorianoNewsRio Parnaíba em Floriano(Imagem:FlorianoNews)Rio Parnaíba em Floriano

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou nesta sexta-feira (7) que o rio Parnaíba na cidade de Teresina e em Luzilândia está na cota de atenção. Já em Floriano o rio ainda está na cota de alerta. A situação pode mudar se a cidade registrar muitas chuvas.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,46 m, ou seja, ele teve uma redução, já que ontem estava em 5,56 m, e não está mais na cota de alerta que é a partir de 5,50 m. Agora o nível na região está na cota de atenção.

Segundo o CPRM, nas próximas 8 horas pode ocorrer mais redução do nível do rio. Isso se não houver mais chuvas que podem mudar a situação. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.

Na capital, a população enfrenta problemas relacionados principalmente ao escoamento da água da chuva. O número de pessoas desabrigadas devido às chuvas em chegou a 1.300 nesta sexta-feira (7), segundo estimativa da Defesa Civil.

Ao todo, 424 famílias tiveram suas casas atingidas por alagamentos. O prefeito Dr. Pessoa (MDB) e o governador Wellington Dias (PT) visitaram os locais afetados e discutiram soluções para o problema.

Na manhã da última quarta-feira (5), os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), e da Cidadania, João Roma (Republicanos), visitaram áreas atingidas por alagamentos na capital.

Floriano

Na segunda-feira (3) o nível do rio Parnaíba chegou a 8,63 m e a água chegou a invadir a Esmaragdo de Freitas, bairro São Cristóvão, em Floriano. Desde então tem ocorrido uma redução do nível, e agora a cota está em 8,10 m, permanecendo na cota de alerta, ou seja, abaixo do risco de inundação que é de 8,98 m.

Com a cheia do rio, três bairros foram atingidos pela cheia do rio, são eles: Matadouro, Bosque Santa Teresinha e São Cristóvão. Segundo a Defesa Civil do município, 20 famílias foram resgatadas de suas casas e encaminhadas a casas de parentes.

O governador do Piauí, Wellington Dias, visitou na última quarta-feira o município de Floriano e afirmou que vai enviar aos municípios atingidos pelas chuvas, os produtos de primeira necessidade para pessoas desabrigadas, como comida, colchões e abrigos.

Luzilândia

Com relação à Luzilândia, a cota do rio Parnaíba está aumentando desde que começou a ter mais vazão liberada pela Usina de Boa Esperança, a partir do dia 28 de dezembro.

Ontem (6) o nível do rio estava em 4,87 m, e nesta sexta-feira já está em 4,97 m, ficando na cota de atenção, mas já se aproximando da cota de alerta que é de 5 m. A previsão é que o nível continue aumentando nas próximas horas. A cota de inundação da cidade é de 5,70 m.

Uruçuí

Já em Uruçuí, a região possui três rios: o Parnaíba, Uruçuí Preto e o Balsas, que contribuem o volume de água que atinge a região. Segundo o CRPM, na região ocorreu um pequen aumento na vazão, que atualmente está na ordem de 1.800 m³/s, sendo que o valor máximo foi registrado no dia 3 de dezembro, que chegou a valores próximos a 2.120 m³/s.

Outros rios

O Serviço Geológico do Brasil informou que a situação nos principais rios do estado do Piauí estão normais.

A cota atual do rio Poti em Teresina é de 3,29 m, valor que deve aumentar nas próximas horas para 3,46 m, mantendo-se em situação de normalidade.

No município de Barras, o nível do rio Marataoan é de 3,27 m, valor que deve ter uma elevação para 3,34 m nas próximas 8 h, deixando a região em cota de atenção, que é estabelecida a partir de 3,20 m.

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 4,04 m, devendo se estabilizar nas próximas 8 horas para valores em torno de 4,12 m, em situação de normalidade.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: cota, redu??o, situa??o