Reunião discute ações de prevenção ao coronavírus no Piauí e estado poderá fazer barreiras

28/01/2020 14h42


Fonte G1 PI

Imagem: Laura MouraReunião na Sesapi discute ações para prevenção de coronavírus.(Imagem:Laura Moura)Reunião na Sesapi discute ações para prevenção de coronavírus.

Uma reunião na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) discutiu ações de prevenção e combate ao coronavírus no Piauí, na manhã desta terça-feira (28). O Brasil possui apenas um caso suspeito e as autoridades têm se preparado para agir se for necessário.

O secretário estadual de saúde, Florentino Neto, afirmou que o Piauí poderá realizar barreiras em aeroportos e rodovias, conforme determinação do Ministério da Saúde.
Imagem: Laura Moura/G1Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto.(Imagem:Laura Moura/G1)Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto.

“Serão adotadas medidas conforme protocolo do Ministério da Saúde. Ainda vamos decidir por exemplo com a Infraero como poderão ser feitas barreiras em aeroportos e fronteiras rodoviárias de acordo com os protocolos ministeriais. Temos uma situação de tranquilidade, pois não há casos, mas há responsabilidade das autoridades para organizar a rede com resposta rápida e de prevenção se houver necessidade",
disse o secretário.

Higienização para prevenir

O diretor do hospital de doenças tropicais Natan Portela, José Noronha, disse que a transmissão do vírus pode ser reduzida com o reforço na higienização das mãos.

“Estamos estudando recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde para ver as estratégias. À população recomendamos um reforço na higienização das mãos, porque os vírus são transmitidos normalmente com as pessoas infectadas levando as mãos ao rosto e tocando em outras pessoas depois, entrando em contato de alguma forma”,
explicou o diretor José Noronha.
Imagem: Laura Moura/G1Diretor José Noronha, do hospital de doenças tropicais Natan Portela. (Imagem:Laura Moura/G1)Diretor José Noronha, do hospital de doenças tropicais Natan Portela. 

Alto risco de contaminação
A transmissão de pessoa para pessoa foi "provada", segundo o cientista chinês Zhong Nanshan à rede estatal CCTV, em 20 de janeiro. O que ainda precisa ser esclarecido, de acordo com o infectologista Leonardo Weissmann, é a capacidade de transmissão.
Imagem: Getty ImagesCoronavírus(Imagem:Getty Images)Coronavírus

Apesar de ser um vírus diferente, os cientistas sabem que um paciente pode transmitir para até outras 20 pessoas, o que o torna um vírus bastante contagioso.

Nessa segunda-feira (27), a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar como "elevado" o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews