Reunião discute ações de prevenção ao coronavÃrus no Piauà e estado poderá fazer barreiras
28/01/2020 14h42Fonte G1 PI
Imagem: Laura Moura
Reunião na Sesapi discute ações para prevenção de coronavírus.
Reunião na Sesapi discute ações para prevenção de coronavírus.Uma reunião na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) discutiu ações de prevenção e combate ao coronavírus no Piauí, na manhã desta terça-feira (28). O Brasil possui apenas um caso suspeito e as autoridades têm se preparado para agir se for necessário.
O secretário estadual de saúde, Florentino Neto, afirmou que o Piauí poderá realizar barreiras em aeroportos e rodovias, conforme determinação do Ministério da Saúde.
Imagem: Laura Moura/G1
Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto.
Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto.“Serão adotadas medidas conforme protocolo do Ministério da Saúde. Ainda vamos decidir por exemplo com a Infraero como poderão ser feitas barreiras em aeroportos e fronteiras rodoviárias de acordo com os protocolos ministeriais. Temos uma situação de tranquilidade, pois não há casos, mas há responsabilidade das autoridades para organizar a rede com resposta rápida e de prevenção se houver necessidade", disse o secretário.
Higienização para prevenir
O diretor do hospital de doenças tropicais Natan Portela, José Noronha, disse que a transmissão do vírus pode ser reduzida com o reforço na higienização das mãos.
“Estamos estudando recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde para ver as estratégias. À população recomendamos um reforço na higienização das mãos, porque os vírus são transmitidos normalmente com as pessoas infectadas levando as mãos ao rosto e tocando em outras pessoas depois, entrando em contato de alguma forma”, explicou o diretor José Noronha.
Imagem: Laura Moura/G1
Diretor José Noronha, do hospital de doenças tropicais Natan Portela.
Diretor José Noronha, do hospital de doenças tropicais Natan Portela. Alto risco de contaminação
A transmissão de pessoa para pessoa foi "provada", segundo o cientista chinês Zhong Nanshan à rede estatal CCTV, em 20 de janeiro. O que ainda precisa ser esclarecido, de acordo com o infectologista Leonardo Weissmann, é a capacidade de transmissão.
Imagem: Getty Images
Coronavírus
CoronavírusApesar de ser um vírus diferente, os cientistas sabem que um paciente pode transmitir para até outras 20 pessoas, o que o torna um vírus bastante contagioso.
Nessa segunda-feira (27), a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar como "elevado" o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews










