Relatório aponta que ameaça e injúria são crimes recordistas contra mulher

18/09/2017 11h22


Fonte Cidade Verde

A delegada Vilma Alves, titular da Delegacia da Mulher, fez um alerta ao divulgar o balanço das ocorrências dos últimos oito meses. Segundo ela, o crime recordista de pedido de socorro é a ameaça. Para Vilma, esse crime é a porta de entrada para a violência doméstica e a morte de mulheres no Estado. De janeiro até agosto deste ano, a delegacia registrou 965 ocorrências. Em 2016 foram 1.376 somente no Distrito do Centro.

Liderando as queixas é o crime de ameaça com 484 registros em 2016 e 310 já este ano. Em segundo aparece injúria com 428 e lesão corporal com 206 registros.

Para Vilma Alves, as autoridades e familiares não levam a sério quando ocorrem esse crime.

"A ameaça é um dos piores crimes para as mulheres, pois abala o psicológico, amedronta, a vítima não tem paz. Isso causa depressão, ela se isola e a é aporta para outras agressões mais graves e até a morte",
disse Vilma Alves.
Imagem: DivlgaçãoDelegada Vilma Alves(Imagem:Divlgação)Delegada Vilma Alves

A Delegacia registrou este ao 17 casos de assédio sexual ligado a instituições públicas e provadas envolvendo professores, chefes e patrões. O assédio moral foram 21 abertura de inquéritos.

Vilma Alves esteve na solenidade que anunciou a realização de um diagnóstico de combate a violência contra a mulher em Teresina. Ela reforçou o pedido para que o levantamento - que será feito em 12 meses - tenha uma dedicação ao crime de ameaça.

O relatório de violência doméstica e familiar divulgado por Vilma Alves aponta crimes como constrangimento ilegal, estupros, tortura, maus tratos e sequestro para manter em cárcere privado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook