Fapepi já disponibilizou recursos para 71 eventos cientÃficos e tecnológicos em 2025
12/05/2025 09h48Fonte Governo do PiauÃ
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) já disponibilizou, em 2025, R$ 550 mil para a realização de 71 eventos científicos e tecnológicos no Piauí. Os recursos, que são liberados com antecedência, fazem parte do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e têm facilitado a realização dos eventos, promovendo impacto no ecossistema local científico.Durante todo o ano de 2025, a Fundação vai liberar R$ 1 milhão para apoiar a realização de eventos científicos e tecnológicos em todos os territórios de desenvolvimento do Piauí. O valor representa um aumento de quase 70% em relação ao montante disponibilizado em 2024, fortalecendo o compromisso do Governo do Estado com o incentivo à ciência, tecnologia e inovação.
Imagem: Divulgação
Um dos eventos realizados com recursos da FAPEPI em 2024.

Existente há 15 anos, o programa passou por uma mudança significativa desde o início da gestão do governador Rafael Fonteles, em janeiro de 2023. Os recursos agora são liberados com antecedência, antes mesmo da realização dos eventos — diferente de gestões anteriores, em que o repasse só ocorria posteriormente.
“O evento que vai ser realizado em julho ou agosto, por exemplo, já recebeu o recurso em abril. O que vai ocorrer em setembro, receberá em junho. Isso dá muito mais segurança para os organizadores”, explica o professor Pedro Soares. o diretor técnico-científico da Fapepi.
Quase a totalidade dos eventos são ligados a instituições de ensino e pesquisa, como Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Fundação Oswaldo Cruz – Piauí (Fiocruz/PI) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Piauí (Embrapa/PI).
Imagem: Divulgação
Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, em março de 2024.

O professor Pedro Soares destaca a importância do apoio da Fapepi para os eventos. “Esse programa movimenta todo o ecossistema de ciência e tecnologia do estado. Ele transforma o que é desenvolvido nas universidades, institutos e centros de pesquisa em conhecimento”, afirma.
Outro ponto positivo do programa da Fapepi é a facilidade de concorrer ao edital, pois os proponentes geralmente enfrentam dificuldade para obter recursos de outras fontes. “Nosso edital é bastante simplificado. O essencial é que o proponente apresente um projeto com justificativa, impacto social e proposta orçamentária”, detalha Pedro Soares.
A análise da proposta também é bastante célere – leva cerca de um mês. A terceira e última chamada do edital será aberta no dia 19 de maio e segue até o dia 4 de junho.
Mais informações sobre o programa e os editais podem ser consultadas no link AQUI
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews