Rejane quer novas delegacias para os idosos no Piauí

10/10/2013 12h19


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputada Rejane Dias (PT)(Imagem:Alepi)Deputada Rejane Dias (PT)

A instalação de novas delegacias para o atendimento do público idoso do Estado do Piauí voltou a ser cobrada pela deputada Rejane Dias (PT). Atualmente, funcionam apenas quatro unidades no interior do Estado. A justificativa é o crescimento da população acima de 60 anos de idade, a exemplo dos demais estados brasileiros.

Municípios como Parnaíba, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato, segundo a parlamentar, “necessitam da instalação da Delegacia do Idoso”. Em Teresina isso foi possível devido o trabalho da Secretaria Estadual da Assistência Social.

A Secretaria de Saúde do Estado já desensolve atividades no atendimento aos idosos do sistema prisional do Piauí através da realização de seminários, palestras e consultas médicas. Há atividades também na Penitenciária Feminina e na Penitenciária Major César, com a prestação de serviço odontológico, contra a hepatite e com a realização de campanha para o combate ao fumo.

Gratuidade – Essa semana foi aprovado no Senado Federal o PL 224, que garante gratuidade aos idosos no transporte intermunicipal terrestre ou aquaviário. Hoje, a lei só abrange o transporte interestadual. A gratuidade é a partir de 65 anos de idade. Também foi aprovado um substitutivo que reduz para os idosos de 60 anos a gratuidade nesse setor.

Tópicos: estado, idosos, gratuidade