Reitor anuncia restringir acesso na Uespi após constantes assaltos

15/10/2015 14h08


Fonte G1 PI

Após novo episódio de assalto na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) na quarta-feira (15), o reitor Nouga Cardoso fez um desabafo em rede social sobre o clima de insegurança na instituição. Como nova alternativa, ele comunicou implantar a restrição de acesso no campus Torquato Neto, Zona Norte de Teresina.

"Sem equilíbrio emocional e segurança física e patrimonial é impossível fazer educação. Toda a movimentação de segurança que fizemos recentemente, inclusive com presença ostensiva da PM [Polícia Militar] não causou a curto prazo o efeito necessário. Avaliando que a violência que assola a Uespi vem de fora pra dentro, a única perspectiva que me parece conter esse fluxo é restringirmos o acesso a instituição ou fazer de forma controlada, o que só será possível se dotarmos nossa entradas e saídas com meios de identificação eficaz; mas para isso exige-se investimento em infraestrutura. Continuaremos a esperar", disse na publicação.

Imagem: Reprodução/FacebookReitor desabafou sobre insegurança na Uespi em rede social.(Imagem:Reprodução/Facebook)Reitor desabafou sobre insegurança na Uespi em rede social.

Ao G1, o reitor Nouga Cardoso declarou que aumentar o número vigilantes não pode evitar os assaltos na instituição e é impossível colocar um policial dentro de cada sala. Para ele, a situação vivida pelas universidades públicas do Piauí deveria ser encarada como problema de estado.

"Toda a sociedade padece da falta de segurança e no caso da Uespi vem afetando uma coletividade. Procuramos a Secretaria de Segurança do estado para reforçar o policiamento no campus, mas sabemos que impossível muitas vezes identificar quem são os bandidos. Infelizmente estamos de mãos atadas, pois o que sabemos fazer é formar pessoas",
comentou.

Sobre a restrição de acesso na universidade, o gestor avalia que a opção não é a melhor, mas neste momento a única alternativa. Nouga Cardoso lembrou que Uespi foi criada em prédios improvissados para um ambiente universitário e ao longo dos anos não houve investimento para melhoria da infraestrutura.

"Esta nova alternativa requer um investimento na estrutura. Vamos aguardar um retorno do estado com relação a isto. Com a insegurança é que não dá para ter educação",
acrescentou.

Barricada


Assustados com os constantes arrastões, estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão assistindo aulas trancados ou montando barricadas de cadeiras na porta da sala para evitar a ação dos bandidos.

A aluna Carla Cassangrande, do 3º período do curso de ciências biológicas, fez o registro de como os colegas empilham cadeiras nas portas para evitar que os bandidos tenham acesso à sala.

Policiamento

O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto, afirmou que os policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (BPRone) e do 9° Batalhão da Polícia Militar têm reforçado o policiamento em torno da Universidade Estadual, mas aguarda permissão da retoria para ter acesso ao campus.

"A partir desta quinta-feira vamos colocar uma viatura exclusiva no campus. É uma ação temporária, pois cabe a reitoria a responsabilidade da segurança interna, como contratação de vigilantes e amplicação de câmeras", declarou o coronel.

A Secretaria de Segurança comunicou que o Comando de Policiamento Militar esteve recentemente reunido com a reitoria para tratar sobre a segurança na Uespi e vem promovendo um reforço nas mediações do campus.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook