Reajuste do piso salarial dos professores do Piauí continua em discussão sem data para ocorrer

10/03/2023 09h25


Fonte G1 PI



O reajuste do piso salarial dos professores estaduais do Piauí ainda não tem data para começar a ser pago. As discussões ocorrem entre a Secretaria Estadual de Educação, a Assembleia Legislativa (Alepi) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte). Na próxima semana está prevista uma audiência pública.

De acordo com os deputados, o governo já se comprometeu a aumentar o salário dos professores que ganham menos de R$ 4.420,00, valor mínimo de acordo com a lei nacional. Mas, não há acordo ainda sobre quanto de reajuste será dado aos professores que já recebem mais.

O deputado Marden Menezes (PSDB) explicou que a reivindicação dos professores é para que o aumento de 14,95%, dado pelo governo federal, seja concedido de forma linear para todas as categorias, dentro do plano de cargos e salários da educação. Mas, conforme os professores, a proposta do governo garante aumento somente para as categorias iniciantes.

“Os professores que têm uma extensão curricular, que se qualificaram mais, aqueles com licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutorado, estão ficando fora do aumento, que na nossa opinião é uma grande injustiça e é uma inversão desses valores. Ora, é lógico que eles merecem ser tão valorizados quanto os professores que estão iniciando. Então, esse formato do projeto não agrada os servidores da educação”, explicou o parlamentar da oposição.
Imagem: Isabela Leal/g1 PI  Deputado Marden Menezes(Imagem:Isabela Leal/g1 PI ) Deputado Marden Menezes

O que diz o governo

O líder do governo da Alepi, deputado Fábio Novo (PT), afirmou que a Seduc está ciente desta reivindicação do Sinte e pediu um tempo para fazer o estudo de impacto na folha de pagamento.

Segundo ele, o estado possui 12 mil professores efetivos e sete mil temporários que estão em sala de aula, além de 18 mil aposentados que também devem receber o reajuste e que o dinheiro do Fundeb não abrange.

“Colocando o aumento, para chegar no piso aqueles professores que não recebem, o governo vai gastar R$ 100 milhões por ano. Esses, o estado consegue suportar, mas faltam aqueles professores que já recebem o piso, mas gostariam de ter o aumento acima do piso e ficou acertado que a Seduc vai fazer um estudo de impacto nos próximos 60 dias. Vão aguardar essa questão das receitas para depois apresentar para o Sinte”,
justificou o deputado.

No mês de abril, uma nova reunião deve ocorrer para avaliar como estará esse estudo, já que é o mês que o estado deve iniciar a receber os reajustes feitos para arrecadação do ICMS.

Uma audiência pública está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (13).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook