Rafael Fonteles nomeia 10 novos delegados para capital e interior do Piauí

03/03/2023 14h33


Fonte meionorte.com

Imagem: Victor MeloRafael Fonteles nomeia 10 novos delegados para capital e interior do Piauí(Imagem:Victor Melo)Rafael Fonteles nomeia 10 novos delegados para capital e interior do Piauí

O governador Rafael Fonteles assinou nesta sexta-feira, 3, a criação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado - DRACO, e também a criação do Núcleo de Apoio a Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos- NARFF, além da nomeação de 10 novos delegados de Polícia Civil. Ao todo, 18 alunos passaram pelo curso de formação na Academia de Polícia e até o final do ano, segundo o governador, os 8 serão nomeados. Na solenidade, ele autorizou ainda o curso de formação para escrivães para os últimos aprovados no último concurso da Polícia Civil. Também foi sacramentada a criação de nove Delegacias para combater as facções criminosas.

Nove Delegacias de Combate a Facções criadas:

Delegacias de combate a facção (04 em Teresina e 05 no interior)

Especializadas interior Piauí

1. RONI DA ROCHA SILVEIRA - Unidade Floriano

2. JOAO FILIPE DE ARAUJO SAMPAIO LEITE - Unidade Bom Jesus

3. LUCAS KLINGER MARINHO LEITÃO - Unidade Piripiri

4. AGENOR FERREIRA LIMA JUNIOR - Unidade Picos

5. PERIKLES DA FONSECA LIMA - Unidade Parnaíba

04 Unidades do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) Teresina

CHARLES DE HOLANDA PESSOA (Chefe do DRACO)

Delegados:

-FRANCISCO CARLOS EDUARDO AQUINO ARAUJO

-FRANCÍRIO LOPES QUEIROZ

- JULIO CESAR RIBEIRO DE CASTRO

-LAERCIO IVANDO EVANGELISTA PIRES FERREIRA

Na ocasião, o governador Rafael Fonteles nomeou 10 delegados de Polícia Civil hoje, pois exatamente 10 estão assumindo novas funções e os demais, 8, serão nomeados até o final do ano. O líder estadual disse que está cumprindo uma das metas da campanha.

Rafael destacou a importância da articulação de todos os poderes e a sociedade para reprimir a criminalidade e levar braço social do estado às comunidades mais violentas, proporcionando com cultura e lazer, educação.

O governador acredita que a violência é resultado de desequilíbrio social e os estados mais violentos são os mais desiguais. "Nos lugares mais desiguais têm mais violência. Políticas sociais e políticas de repressão têm que andar juntas", disse o governador.

Fonteles destacou que o secretário Chico Lucas tem autonomia total para implementar as políticas de segurança.

"Organizar a repressão ao crime organizado, que é um tema complexo, requer estrutura adequada para atingirmos o objetivo. Portanto, são 4 delegacias na capital, um em cada zona e 5 nos municípios de com maior índice de violência, como Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus", disse.

Com essa formatação, a meta e vencer essa criminalidade organizada que tem a ver com as facções criminosas, uma cadeia que envolve desde o roubo de celulares e veículos, financiamento do tráfico de drogas até os homicídios. "Está tudo interligado. Então é preciso de algo especializado com recursos físicos, tecnológicos e humanos para vencer o crime organizado. Vamos tornar o Piauí um dos estados mais seguros do Brasil", disse.

Erivando de Mendonça Silva discursou em nome dos formandos e manifestou sua satisfação de passar por 7 etapas e chegar ao cargo de delegado da Polícia Civil.

O novo delegado falou do desafio da nova missão e, sobretudo, no combate à organizações criminosas que estão no Piauí e em todo o Brasil. Ele destacou o esforço do Governo do Estado na segurança pública e chega para somar e disse que vai assumir a função de presidência de inquéritos e atuar em operações. "Estamos aptos para contribuir na segurança pública e estamos dispostos a servir ao povo. Estar aqui é a realização de um sonho", disse.

O secretário Chico Lucas disse que a criação do Departamento de Repressão ao Crime vai permitir um trabalho de forma permanente, incluindo informações de todos os crimes relacionados às facções em um só lugar.

"A concentração de informações é esse trabalho sistemático vai fazer com que tenhamos números melhores para apresentar até o final do ano", disse o secretário Chico Lucas.

O líder da pasta também comentou sobre a superintendência de ações integradas responsável pela união das forças policiais.

Ele disse que as polícias são formadas por pessoas qualificadas. "Não há segurança atuando de forma isolada e o que vemos hoje é harmonia entre as polícias e forças de segurança", disse Chico Lucas.

O secretário falou ainda sobre a importância das políticas públicas sociais como importante ferramenta de prevenção e destacou o papel da Diretoria de Defesa Social para promoção de ações e programas sociais para os bairros da capital e aos municípios, garantindo esporte, cultura, lazer e cidadania.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook