Rafael deixa claro aos prefeitos: "Quem não me apoiou, não terá meu apoio" em 2024

28/12/2023 16h38


Fonte Portal R10

Imagem: Reprodução/InstagramClique para ampliarGovernador Rafael Fonteles(Imagem:Reprodução/Instagram)Governador Rafael Fonteles

Durante a final da Super Copa APPM, realizada no último sábado (23) no estádio Albertão, em Teresina, o governador Rafael Fonteles fez uma declaração contundente aos postulantes ao cargo de prefeito nos municípios do Piauí. Ele foi direto ao afirmar: "Não me apoiou, não terá meu apoio."

Ao ser questionado sobre o pleito de 2024, Rafael Fonteles não hesitou em deixar claro que os prefeitos que decidiram ser oposição em 2022 não poderão contar com o apoio do executivo estadual em 2024. Ele ressaltou que todos os candidatos e candidatas que o apoiaram terão seu respaldo, mas a escolha final será do povo.

"Todos os candidatos e candidatas que nos apoiaram terão o apoio do governador, Rafael Fonteles, e obviamente quem não apoiou, não vai ter meu apoio. Em cada município nós iremos nos posicionar. Em algumas cidades teremos mais de um candidato da nossa base e vamos apoiar ambos, mas quem decide é o povo", disse.

Prefeitos mudando de sigla

A informação sobre a decisão do governador de não apoiar os opositores, (leia-se especialmente prefeitos do PP) já era "prego batido, ponta virada", como dizem na política. Entretanto, muitos têm buscado apoio nas legendas que fizeram parte da base do governador durante a campanha de 2022, como MDB, PSD e o próprio PT. Alguns que se mantiveram mais "neutros", sem alardar durante a campanha os "mal feitos" do PT no estado, e evitaram criticar a gestão dos últimos 16 anos, do ex-governador Wellington Dias, e consequentemente de Rafael, tem conseguido abrir caminho através da "benção" dos representantes de peso do MDB, e PSD.

Mas também tem aqueles que subiram em palanques e proferiram verdadeiras acusações de cunho pessoal contra Rafael Fonteles, ou mudaram de ideia depois de declarar apoio ao petista durante a campanha de 2022, estes podem preparar-se para o peso de ser oposição no pleito de 2024.