Quirino Avelino cumpre prisão domiciliar após se apresentar para cumprimento de mandado no PI

28/09/2020 15h54


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/FacebookQuirino Avelino (PTB), prefeito de Itaueira. (Imagem:Reprodução/Facebook)Quirino Avelino (PTB), prefeito de Itaueira. 

Quirino Avelino (PTB), prefeito de Itaueira afastado do cargo pela Justiça, está em prisão domiciliar, desde a quinta-feira (24), quando se apresentou após ter a prisão preventiva decretada devido a desencadeamento da Operação Perpetuatio, que apura crimes de desvio de recursos e lavagem de dinheiro da prefeitura.

O gestor estava foragido desde terça-feira (22). Em nota, a assessoria de comunicação informou, nesta segunda-feira (28), que ele ficou internado durante quatro dias devido às suas condições de saúde.

Segundo o comunicado, Quirino sofre de problemas cardiológicos e, atualmente, faz tratamento contra um câncer. A assessoria afirmou ainda que o gestor vai demonstrar sua inocência. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem.

O vice-prefeito, Patrice Teixeira Leitão (PTB), foi empossado pela Câmara Municipal da cidade logo após a decretação da prisão do prefeito.

Quirino é suspeito de liderar uma organização criminosa de lavagem de dinheiro público e desvios de recursos, de acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Piauí.

"Concluiu-se, das investigações, que o gestor se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular os processos licitatórios em questão", informou o MP.
Além do gestor, foram decretadas as prisões do secretário de obras do município, Gaston de Sousa Cavalcante e de dois empresários. Segundo o MP, os valores desviados já contabilizados foram de R$ 1.724.613,38, sendo que ainda estão sendo auditados outros contratos.

Além disso, o Gaeco ofereceu uma denúncia criminal por organização criminosa liderada pelo prefeito e outros envolvidos pelos crimes de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e entre outros.

O MP informou que apura três fatos suspeitos na prefeitura: Suspeita de aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde; Construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias e a não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.

Leia a nota de Quirino Avelino na íntegra:

Devido às condições de saúde, por sofrer de problemas cardiológicos e passar por um tratamento contra o câncer, o prefeito Quirino Avelino teve agravamento no seu quadro de saúde, tendo sido internado por 4 dias.

Cumprindo determinação judicial, o Prefeito se apresentou voluntariamente à Justiça, e também se encontra afastado do cargo, considerando oportuno que terá mais tempo para cuidar de sua saúde e mais importante, demonstrar sua inocência, uma vez que tem plena consciência que não praticou nenhum ato atentatório aos interesses do Município, o que certamente comprovará em sua defesa.

Neste momento encontra-se detido em seu domicílio, sereno, com o firme propósito de colaborar com as investigações e atender a todas as determinações judiciais, certo de que tudo será devidamente esclarecido e sua inocência devidamente comprovada, ciente de que não praticou nenhum ato que possa resultar em uma condenação.


Tópicos: prefeito, lavagem, quirino