Queimadas destroem plantações e prefeita decreta emergência em Colônia do Piauí

27/10/2017 08h37


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarQueimadas destroem plantações e prefeita decreta emergência em Colônia do Piauí.(Imagem:Cidadeverde.com)

A quantidade de queimadas na zona rural de Colônia do Piauí, 338 quilômetros ao Sul de Teresina (PI), fez a prefeita Lúcia Moura (PP) decretar situação de emergência no município por 90 dias.

"São muitas perdas. Muitas roças, acabou a pastagem, acabou tudo. O estado é muito preocupante",
disse a prefeita ao Cidadeverde.com.

A morte de animais e a perda de plantações - meio de subsistência das famílias que vivem nas áreas atingidas pelo fogo, foi uma das razões da gestora para decretar emergência. Danos à rede elétrica também teriam provocado a queima de sistemas de bombeamento de poços tubulares.

O decreto foi assinado na terça-feira (24) e publicado no Diário dos Municípios desta quinta (26). Lúcia Moura informou ao Cidadeverde.com que as queimadas já aconteciam na região, mas se agravaram nos últimos dias. Hoje, a prefeita considera a situação mais tranquila.

Sem bombeiros, o município teve de contar com a ajuda da população para apagar as chamas. Caminhões com água foram utilizados.

As perdas foram registradas na zona Rural, apesar da fumaça das queimadas ter chegado até a zona Urbana. Ainda de acordo com a prefeita, nenhuma casa foi destruída porque houve o cuidado de se molhar tudo ao redor.

Tópicos: zona, queimadas, prefeita, perdas