PT do B no PI tem contas reprovadas e fica um ano sem fundo partidário

18/11/2016 08h06


Fonte G1 PI

Imagem: Gustavo Almeida/G1Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)(Imagem:Gustavo Almeida/G1)Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)

A prestação de contas referente ao ano de 2014 do diretório estadual do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) foi reprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) nesta quinta-feira (17). Além disso, foi suspenso também o repasse das cotas do fundo partidário da agremiação por um ano.

O G1 não conseguiu falar com ninguém do partido para comentar sobre a decisão.

O TRE-PI encontrou várias irregularidades na prestação de contas da agremiação partidária tais como contas protocolizadas intempestivamente; demonstrativos apresentados sem assinatura do presidente, tesoureiro e contador do partido; falta de extratos bancários; livro diário sem registro em cartório de ofício civil; não apresentação dos documentos fiscais referentes a gastos oriundos da fonte. O tribunal alegou ainda a não entrega do arquivo eletrônico para viabilizar a publicação do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).

Com isso o Tribunal entendeu que, em virtude das falhas encontradas na prestação de contas apresentadas pelo Diretório Regional do PT do B no Piauí, não foi possível o efetivo controle das mesmas pela Justiça Eleitoral, o que compromete a sua regularidade e confiabilidade.

Tópicos: tribunal, partido, contas