Projeto Piauí Doce Mel pretende qualificar 5 mil pequenos produtores ao longo de 4 anos

19/12/2023 10h56


Fonte Governo do Piauí

Com o intuito de promover a capacitação de profissionais em atividade e estudantes, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) finalizou o primeiro módulo da 5ª turma do Projeto “Piauí Doce Mel”, que ocorreu na Escola Família Agrícola Santa Ângela (Efasa), em Pedro II. O curso de apicultura básica teve duração de 4 dias e uma carga horária de 40 horas aula.

Até o momento, o “Piauí Doce Mel” já formou 133 alunos, entre jovens e adultos apicultores, e já percorreu as cidades de São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, Piripiri, Piracuruca e Pedro II. As aulas são ministradas pelo professor e engenheiro agrônomo, Fábio Adriano.

O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, Paulo Henrique Pinheiro, visitou a escola para conferir o andamento do curso. “Com esse projeto poderemos levar qualificação profissional a pequenos produtores de mel, aumentando sua produtividade e a qualidade do mel da região. Aqui tem jovens de Batalha, Piripiri, Pedro II, Juazeiro do Piauí, Milton Brandão”, explicou.
Imagem: DivulgaçãoEstudantes Seduc e pequenos produtores de mel aprendem técnicas para aumentar produção em Pedro II.(Imagem:Divulgação)Estudantes Seduc e pequenos produtores de mel aprendem técnicas para aumentar produção em Pedro II.

Kayki Ivan, do 3º ano do Curso Técnico Agropecuário na Efasa, participou da capacitação e contou que adquiriu novos e importantes conhecimentos como técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geleia real e própolis.

“Essa capacitação é importante porque há uma necessidade, em nossa região, de adquirir novos conhecimentos técnicos e práticos voltados para a produção de mel. É muito comum termos pessoas interessadas em trabalhar na área, mas falta o conhecimento”, conta o estudante.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do investimento em pesquisa e inovação para o fortalecimento da produção de mel no estado. “A troca de conhecimentos entre os pesquisadores, os produtores locais e as ações da Seduc, com o projeto Piauí Doce Mel, são passos importantes para impulsionar a produção e a economia. O objetivo é qualificar 5 mil pequenos produtores de mel ao longo dos quatro anos de gestão”, pontuou Washington Bandeira.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, curso, produtores