Produtor perde cinco toneladas de caju por falta de energia para produção de cajuína

20/09/2021 09h38


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarConfira a nota completa da Equatorial Piauí: A Equatorial Piauí esclarece que a interrupção no fornecimento de energia ocorrida na tarde de ontem (18), na região dos Tabuleiros Lit(Imagem:Reprodução)

Um produtor precisou jogar no lixo cinco toneladas de caju, no sábado (18), após uma falta de energia que durou quase seis horas em Parnaíba, a 269 km de Teresina. Segundo ele, a fruta, que seria utilizada para a produção de cajuína, bebida tradicional no Piauí, estragou. O prejuízo ultrapassa R$ 20 mil.

Por meio de nota, a Equatorial Piauí informou que a interrupção no fornecimento de energia foi provocada por um curto-circuito após parte da instalação interna do Distrito de Irrigação do local ser atingida por uma ave

Conforme o produtor Josenilto Vasconcelos, cuja propriedade fica localizada na região dos Tabuleiros Litorâneos, o problema iniciou por volta das 12h e a energia foi restabelecida somente às 17h30.

“A estrutura está precária, só saíram da central de manutenção às 14h37, foram duas horas para vir identificar o problema. Para corrigir foram mais duas horas e meia. Como você leva cinco horas para resolver um problema num local de fácil acesso?”, questionou o produtor.
Ainda segundo o produtor, 5.700 garrafas de cajuína deixaram de ser produzidas em decorrência da falta de energia e o prejuízo é de, em média, R$ 20.900.

"Agora vamos trabalhar para recuperar o valor, o tempo perdido", completou Josenilto.
Confira a nota completa da Equatorial Piauí:
A Equatorial Piauí esclarece que a interrupção no fornecimento de energia ocorrida na tarde de ontem (18), na região dos Tabuleiros Litorâneos, foi impactada por um curto circuito ocorrido na rede interna do Distrito de Irrigação do local. Segundo informações apuradas junto ao cliente, uma ave teria atingido as instalações internas e ocasionado o curto circuito, seguido de um princípio de incêndio na unidade.

Equipes da Distribuidora foram acionadas, de imediato, para realizar o desligamento da rede, até que o cliente conseguisse combater o princípio de incêndio e reparar os equipamentos comprometidos.

A ocorrência individual também gerou o rompimento de um condutor de média tensão da Equatorial, que foi recuperado após o deslocamento das equipes.

Até que todo o serviço do cliente e da Equatorial fosse concluído, para segurança de clientes e colaboradores, o fornecimento ficou interrompido aos 133 clientes da região, atendidos pelo alimentador.

O restabelecimento do serviço se deu no final da tarde, após a finalização dos trabalhos.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui