Procura por alimentos típicos no PI aumenta durante o período junino

08/06/2015 08h12


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarMilho verde lidera as vendas nesse período na Central de Abastecimento.(Imagem:G1 PI)Milho verde lidera as vendas nesse período na Central de Abastecimento.

A chegada do período junino faz crescer a procura por alimentos típicos. Na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), os clientes já se movimentam em maior ritmo para garantir os produtos. Entre os mais procurados nesse período estão o milho verde, a macaxeira, a batata-doce e a abóbora.

O aposentado Francisco Vaz foi até a Ceapi com a esposa e cuidou logo de levar o tão tradicional milho verde consumido no mês de junho. "Vamos levar o milho para a canjica né, para não ficar parado", falou.

A esposa Vera Vaz confirma a escolha do marido e diz que o alimento não pode faltar na mesa nesse período do ano. "Tem que ter na mesa sim, com certeza. Para fazer canjica, para comer cozido e assado. É a coisa melhor que existe", disse.

Segundo os vendedores, o milho verde é o campeão de vendas, seguido da macaxeira, da batata-doce e da abóbora. Atualmente uma espiga está custando em média R$ 0,40. Além desses produtos, os temperos também completam a lista dos mais procurados.

Para os comerciantes, esse período é sempre bom em termos de venda. "Nós que trabalhamos com hortifrúti temos os momentos bons, como o período de Natal, da Semana Santa e o do São João. Nesse período é o momento que a gente vende as coisas típicas do Nordeste", disse o empresário Bernardo Veloso.

E essas guloseimas típicas podem ser consumidas sem nenhum problema porque também são bem nutritivas. Para quem vai curtir e se deliciar com esses produtos típicos pode ficar tranquilo com a saúde.

"São alimentos calóricos, mas em compensação são nutritivos também, pois na sua maioria têm como principal ingredientes o milho, a abobora, a macaxeira e a batata, que são carboidratos essenciais ao organismo. Então desde que não se consuma com exagero, pode sim serem consumidos",
disse a nutricionista Natanne Veloso.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: milho, batata, macaxeira