Procissão confina mulheres em igreja e coloca 10 mil homens nas ruas de Oeiras

25/03/2016 07h14


Fonte G1 PI

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Procissão do Fogaréu em Oeiras reúne 10 mil homens.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Procissão do Fogaréu em Oeiras reúne 10 mil homens.

Cerca de dez mil homens, segundo a Polícia Militar, participaram da Procissão do Fogaréu na noite desta quinta-feira (24) na cidade de Oeiras, a 313 km ao Sul de Teresina. O ato litúrgico reúne fiéis de diversas cidades piauienses e até de outros estados. O evento faz parte do calendário da Semana Santa mais tradicional do país.

A Procissão do Fogaréu, realizada em poucas cidades do Brasil, é formada apenas por homens, que representam os soldados romanos em busca de Jesus. Durante o ato, os fiéis saem em cortejo levando tochas acesas, após a iluminação pública da cidade ser desligada. Enquanto as mulheres, que não podem participar, acompanham tudo da igreja da cidade, das calçadas e janelas. As mais idosas ficam rezando dentro de casa.

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Clique para ampliarRuas de Oeiras ficam iluminadas por lamparinas.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Ruas de Oeiras ficam iluminadas por lamparinas.

O Fogaréu sai da Catedral de Nossa Senhora da Vitória com os homens cantando hinos de louvor ao som da matraca e percorre as ruas do centro histórico de Oeiras, retornando ao ponto de partida. Na volta, no adro da igreja, os romeiros assistem ao sermão do padre.

A Semana Santa em Oeiras começou no dia 17, com a Procissão da Fugida, quando fiéis levaram a imagem de Jesus da Catedral de Nossa Senhora da Vitória para a igreja de Nossa Senhora do Rosário, de onde retornou no dia seguinte, na Procissão de Bom Jesus dos Passos.

Além da Procissão do Fogaréu, o calendário destaca ainda as procissões do Senhor Morto, na Sexta-Feira da Paixão, e a do Senhor Ressuscitado, no Domingo da Ressurreição.

A religiosidade de Oeiras se mantém graças as pessoas como o aposentado Pedro da Costa Almeida, que saiu a pé da localidade onde mora, a 40 quilômetros da zona urbana. De acordo com o idoso, ele já acompanha a Procissão do Fogaréu há 42 anos.

“Não falto a nenhuma ação religiosa. Todos os domingos venho para a missa, além de na Semana Santa não perder nenhuma missa ou procissão. Aprendi com meus avós e com meus pais”, disse.

Para Luís Júlio da Silva, de 70 anos, a missão de manter viva a tradição é necessária. “Desde criança acompanho a Procissão do Fogaréu. Aqui ninguém se cansa, faz parte da vida da gente”, afirmou Luís.
Imagem: Ellyo Teixeira/G1Algumas mulheres aguardam os homens na igreja.(Imagem: Ellyo Teixeira/G1)Algumas mulheres aguardam os homens na igreja.

A família de Maria Eugênia acompanhou tudo da igreja. Sentada nos bancos da catedral, todas rezaram até a chegada dos maridos no templo. “Como é uma tradição de as mulheres não participarem, a gente fica na igreja rezando, pedindo e agradecendo as graças alcançadas”, relatou a idosa.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: catedral, homens, mulheres