Primeiro debate ao governo do estado do Piauí reúne 9 candidatos

17/08/2022 08h41


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/ YouTube/ TV Cidade Verde  Primeiro debate ao governo do estado do Piauí reúne 9 candidatos.(Imagem:Reprodução/ YouTube/ TV Cidade Verde ) Primeiro debate ao governo do estado do Piauí reúne 9 candidatos.

Nove candidatos ao governo do estado do Piauí participaram na tarde desta terça-feira (16) do primeiro debate da disputa estadual realizado pela TV Cidade Verde. Estiveram presentes nos estúdios da emissora Coronel Diego Melo (PL), Geraldo Carvalho (PSTU), Gessy Lima (PSC), Gustavo Henrique (Patriota), Lourdes Melo (PCO), Madalena Nunes (PSOL), Rafael Fonteles (PT), Ravenna Castro (PMN) e Silvio Mendes (União Brasil).

O debate foi dividido em quatro blocos, em que todos os candidatos vão responder a perguntas formuladas pelos adversários.
  • Primeira rodada: cada candidato pergunta para outro candidato, escolhidos por sorteio prévio, sobre tema definido também por sorteio na hora. Os temas foram: saúde, educação, segurança, emprego e renda, desenvolvimento econômico, gestão pública/administração, saneamento básico e estradas.
  • Demais rodadas: cada candidato poderá fazer pergunta a outro candidato escolhido por ele. O tema é livre.
Imagem: Reprodução/ YouTube/ TV Cidade VerdePrimeiro debate ao governo do estado do Piauí reúne 9 candidatos.(Imagem:Reprodução/ YouTube/ TV Cidade Verde)Primeiro debate ao governo do estado do Piauí reúne 9 candidatos.

No primeiro bloco, os candidatos responderam a perguntas sobre temas como saúde, educação, segurança, emprego e renda, desenvolvimento econômico, e outros. Nos demais blocos cada candidato poderá fazer pergunta a outro candidato escolhido por ele. O tema é livre.

Silvio Mendes(União Brasil) pergunta para Ravenna Castro (PMN)

O candidato Silvio Mendes (União Brasil) perguntou sobre desenvolvimento econômico. A candidata Ravenna Castro (PMN) afirmou que, se eleita, pretende trazer novas empresas ao Piauí para abrir novos postos de trabalho e gerar renda. "O Piauí foi recentemente afetado, muito afetado, por prejuízos econômicos, efeitos desastrosos vindos da pandemia. Pequenos e médios empresários foram os que mais sofreram nessa pandemia. Vários empregos perdidos, famílias perderam a dignidade para manter o sustento familiar. Essa será uma de nossas prioridades. Tentaremos, aplicando nossos esforços, ressuscitar novamente a economia", disse

Ravenna Castro (PMN) para Coronel Diego Melo (PL)

Ravenna Castro perguntou o Coronel Diego Melo (PL), sobre o tema Educação. O candidato coronel Diego Melo frisou seu alinhamento sobre a pauta com o Governo Federal e afirmou que, se eleito, irá pagar aos professores salários acima do piso da categoria. “Os professores não estão conseguindo receber nem o piso salarial, fazendo greve. Quero me solidarizar nesse momento com todos os professores. No meu governo, vocês serão muito respeitados, vou pagar acima do piso salarial. Precisamos reconstruir a educação, foi muita roubalheira nesse desgoverno", disse.

Coronel Diego Melo (PL) pergunta para Gessy Lima (PSC)

O candidato Coronel Diego Melo perguntou à candidata Gessy Lima quais as propostas dela para a preservação do meio ambiente do Piauí. A candidata Gessy Lima se disse uma amante da zona rural, e que tem, como compromisso de governo, a preservação dos rios do estado para aquecer a economia do estado com o turismo. "Temos rios belíssimos, nascentes, terras produtivas que não estão produzindo, e quando fala de meio ambiente, além falar de oxigênio, de respiração, de qualidade vida, também estamos falando do setor econômico, porque quando a gente preserva nossos rios, a gente quando cuida de não poluir, inclusive fazendo tratamento adequado de esgoto, entrando na era do saneamento básico, a gente traz qualidade de vida, porque a gente sabe que a cada real investido em saneamento, o estado economiza 4 reais com tratamentos de saúde", disse Gessy.

Gessy Lima (PSC) pergunta para Rafael Fonteles (PT)

A candidata Gessy Lima perguntou sobre Saúde para o candidato Rafel Fonteles sobre as grandes filas no atendimento à saúde. O candidato Rafael Fonteles disse que, caso seja eleito, pretende investir na descentralização dos atendimentos em polos espalhados pelo estado e em tele medicina. "De fato, a gente precisa avançar mais na saúde. Muito já foi feito, mas precisamos fazer muito mais, principalmente no tema que a candidata coloca: filas de acesso à cirurgias, consultas especializadas e todo tipo de tratamento alta, média e baixa complexidade. Vamos investir na descentralização da saúde, que já começa acontecer em Floriano, em Picos e Parnaíba, Mas precisamos avançar mais para levar a saúde para mais perto do cidadão", disse.

Rafael Fonteles (PT) pergunta para Geraldo Carvalho (PSTU)

Rafael Fonteles perguntou sobre o tema Segurança, questionou quais as propostas de Geraldo Carvalho (PSTU) para a questão. Geraldo Carvalho afirma que o Piauí passa por abandono e violência por parte do próprio estado e pelo crime organizado. “A segurança é um dos principais problemas vividos pela classe trabalhadora no Piauí e no Brasil. O país e o estado vivem uma tragédia social. A segurança está completamente abandonada. O Estado abandonou não apenas a segurança pública, mas todas as áreas sociais. A violência instalada tem dois tipos: do estado, para sustentar a desigualdade social, e a violência tomada pelo crime organizado, pelo tráfico”.

Geraldo Carvalho (PSTU) pergunta para a candidata Lourdes Melo (PCO)

O candidato Geraldo Carvalho perguntou sobre Desenvolvimento Econômico, para candidata Lourdes Melo. A candidata Lourdes Melo respondeu que acredita que seja preciso que haja redução da duração das jornadas de trabalho para que haja mais oportunidades para a classe trabalhadora. "Qualquer proposta que eu venha apresentar aqui serão propostas vãs, porque não é a eleição que vai mudar a situação de sofrimento da população. Temos uma proposta de luta, e dentro dela, em relação ao desemprego, da situação de pobreza, falta de moradia, de fome, a de que é preciso que haja redução da jornada de trabalho para que todos trabalhem menos e tenha mais campo de trabalho para o conjunto da classe trabalhadora. É através da luta, não adianta a gente fazer teatro de que vai melhorar a vida depois das eleições ", disse

Lourdes Melo (PCO) para Madalena Nunes (PSOL)

Lourdes Melo perguntou sobre quais as propostas sobre Saneamento Básico de Madalena Nunes (PSOL). Madalena Nunes destacou que o saneamento é uma questão diretamente ligada à saúde pública e afirma que o seu programa de governo inclui a garantia do saneamento básico como ferramenta para prevenção de doenças. “Muitas crianças que morrem, inclusive de diarreia, pela falta de saneamento básico. O compromisso do nosso programa pelo bem-viver é garantir o saneamento básico, até como prevenção de doenças que matam as nossas crianças e o nosso povo, especialmente o povo pobre, preto, das periferias, as mulheres que são abandonadas pelas políticas públicas que não alcançam as periferias do nosso estado. Nosso programa é priorizar a saúde. Em nenhum momento vamos permitir que seja privatizada, tirando do setor público a sua responsabilidade de atender as demandas de saúde que garantem a qualidade de vida”, disse.

Madalena Nunes (PSOL) pergunta para Gustavo Henrique (Patriotas)

A candidata Madalena Nunes perguntou sobre o tema Estradas para Gustavo Henrique. O candidato do Patriota afirmou que irá, caso eleito, estimular a criação de complexos industriais nas regiões das cidades de Picos, Floriano e Parnaíba. "Eu desafio os candidatos se tem a mesma coragem que eu, de assinar uma renúncia antecipada, para de fato gerar credibilidade diante do eleitorado. Na questão de estradas, fomentar estimular a criação de complexos industriais de forma regional em Picos, Floriano e Parnaíba. quem já estudou a história de Parnaíba, sabe que a cidade foi porta de entrada e saída de produtos, foi referência nacional econômica, e precisamos, dentro desse contexto, levar estradas com mais qualidade", disse.

Gustavo Henrique (Patriota) pergunta para Silvio Mendes (União Brasil)

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) recebeu o tema Gestão Pública e Administração, mas usou o tempo de pergunta para questionar Silvio Medes sobre o uso da cloroquina e a abertura do comércio durante a pandemia.

Sílvio Mendes (União Brasil), utilizou o tempo de resposta para falar sobre Gestão Pública e Administração, ressaltando a sua gestão enquanto prefeito da capital. “Na gestão pública, nós precisamos de alguns princípios básicos. Primeiro, a gestão em si por pessoas qualificadas, recursos humanos e financiamento. É preciso de uma equipe em que áreas estratégicas não sejam políticas usando a saúde, mas políticas de saúde. Em Teresina, saímos da gestão com 92% de aprovação. Isso não fui eu, mas uma equipe, a melhor que foi possível encontrar. De quem tem compromisso, experiência e fez, e a cidade respondeu aprovando aquela forma de fazer. Valorizar o servidor é mais importante do que o próprio dinheiro. Ter um servidor qualificado, e nós qualificamos de forma permanente, seja professor, seja profissional da saúde, seja o pessoal administrativo; respeitar os seus direitos trabalhistas, reajustes, garantias em planos de cargos”, disse.

Considerações finais

Ao final, cada um teve oportunidade de fazer as considerações finais.

O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) disse que as grandes candidaturas e algumas das pequenas estão a serviço dos ricos, e que têm o mesmo projeto político econômico com diferenças pequenas. "Precisamos construir, os trabalhadores e a juventude, uma alternativa. É nossa responsabilidade não entrar nosso destino nas mãos desses candidatos, nem dos candidatas bolsonaristas e nem dos candidatos que dão calote em professores, e estão no Karnak. Precisamos construir uma alternativa dos trabalhadores ,que possa enfrentar os problemas que nós temos, de desemprego, da fome, da falta de transporte, do feminicídio e da opressão de modo geral", disse.

A candidata Lourdes Melo (PCO) declarou que o debate serviu para que a "dizer que a eleição é enganação e só o governo operário pode mudar. Serviu para para mostrar quem é quem entre os candidatos".

A candidata Madalena Nunes (PSOL) disse que "é muito importante saber em quem votou o candidato que você elegeu em relação à reforma administrativa, a reforma previdenciária ,a reforma trabalhista, ao congelamento de serviço publico, de investimento público. Nós temos um desafio muito grande nesse momento, que é defender o Brasil, o direito de sorrir e de sonhar. Nesse sentido o PSOL apoia a derrota do Bolsonaro no primeiro turno, apoiando a candidatura de Lula presidente, porque precisamos derrotar qualquer neofacista que se apresente para nos e ameace nossas vidas e o nosso futuro".

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) agradeceu a equipe e se declarou ser o único candidato que "vai representar os piauienses e colocar o país no rumo".

O candidato Silvio Mendes(União Brasil) disse que com o debate os "piauienses podem constatar quantos problemas o Piauí possui e fazer comparações. Eu peço aos piauienses que comparem e escolham para o Piauí o melhor".

A candidata Ravenna Castro (PMN) afirmou que "hoje tem muita candidatura aqui que se propõe a servir os ricos e esse não é nosso interesse. Se os bons não se dispuserem os maus vão dominar. Então se não for para ajudar a melhorar a vida do povo do Piauí, eu fico em casa cuidando da minha filha. Estou aqui para mudar a realidade do povo do Piauí, e peço humildemente a oportunidade. Nós vamos escrever juntos uma nova historia para o povo do Piauí".

O candidato Coronel Diego Melo(PL) agradeceu a todo o povo do Piauí e especialmente a Teresina. Ele declarou que "entende a importância desse povo democrático, são dois lados, um lado do bem, do Messias e outro lado das trevas. É hora da mudança de verdade, coloco o meu nome à disposição".

A candidata Gessy Lima (PSC) destacou ser filha de um comerciante de bairro e uma dona de casa, afirmou que não tem parentes influentes ou padrinhos políticos. "Estou aqui movida pelo sentimento de revolta e propósito. Revolta pelo caos que está o nosso estado e pelo propósito de levar o nosso Piauí para o próximo nível. Eu tive a coragem de estar aqui hoje sem padrinhos políticos, rompendo a bolha da política tradicional e eu quero te convidar a fazer parte dessa missão junto comigo. Tenha a coragem de desejar um Piauí melhor, o Piauí que tem esperança".

O candidato Rafael Fonteles (PT) pediu voto de confiança para governar o Piauí. "Estamos preparados, cuidar de gente, garantir moradia digna, garantir um governo moderno, estudo. Vamos juntos com fé e amor para construir um futuro melhor para todos os piauienses".


Tópicos: estado, governo, candidatos