Pretaforma: piauienses idealizam festival para divulgação de trabalhos de artistas negros

21/06/2021 18h12


Fonte g1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarInicia nesta terça-feira (22) o Pretaforma, festival que reúne obras de dança, teatro, artes visuais, audiovisual e música de artistas pretos. O objetivo é incentivar a difusão e o(Imagem:Reprodução)

 Inicia nesta terça-feira (22) o Pretaforma, festival que reúne obras de dança, teatro, artes visuais, audiovisual e música de artistas pretos. O objetivo é incentivar a difusão e o consumo de trabalhos artísticos de pessoas autodeclaradas pretas. O evento será gratuito e transmitido pela internet.

O festival é idealizado pelos piauienses Jacob Alves, artista de dança contemporânea, e por Daline Ribeiro, artista de dança e fotógrafa. As obras que serão divulgadas no evento têm como temas a ancestralidade, modernidade, corpos, comunicação e cultura do povo negro.

“O nosso intuito é mostrar que os artistas pretos e pretas também podem produzir arte contemporânea e que eles podem falar sobre qualquer coisa. Não é porque eu sou preta que vou ter que falar de morte, de guerra às drogas, de racismo. Não necessariamente a gente tem que estar afirmando isso toda hora, ou que só isso nos atravessa. O corpo preto tem afeto, amor, arte, leveza”, contou Daline Ribeiro ao G1.

O Pretaforma é patrocinado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e pelo Prêmio Maria da Inglaterra, da Secretaria de Cultura do Piauí (Secult).


Tópicos: festival, dan?a, pretaforma