Presos provisórios e menores infratores vão votar nesta eleição

30/09/2014 09h16


Fonte G1 PI

Os menores infratores e presos provisórios poderão votar na eleição de domingo (5). Quinze internos do Centro Educacional Masculino (CEM) vão ter a oportunidade de escolher os candidatos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), adolescentes internos e presos provisórios, por não terem os direitos suspensos, tem o direito de votar.

Um dos internos que vai votar pela primeira vez informou que mesmo não tendo acompanhado as entrevistas pela televisão já tem alguns dos candidatos definidos. “Eu não acompanhei as propagandas, mas com a ajuda da minha família já consegui decidir o governador e o presidente, falta agora decidir os outros candidatos”, disse o jovem.

 

Imagem: G1 PIClique para ampliarHerbert Neves, coordenador pedagógico do CEM.(Imagem:G1 PI)Herbert Neves, coordenador pedagógico do CEM.

De acordo com Herbert Neves, coordenador pedagógico do CEM, um esquema de segurança deve ser montado para fazer a escolta dos adolescentes. “Vamos fazer uma reunião com a equipe técnica, com os educadores para que seja feito uma logística para dar um suporte no domingo. Estamos tentando conversar com a comandante da Guarda para que possamos trazer reforço para levarmos para votar nos colégios da redondeza”, explicou.

 

Os Tribunais Regionais Eleitorais espalhados por todo o Brasil devem coordenar a criação de zonas de votações especiais em casas de detenção para menores e presídios. “Em relação a questão do CEM na época que foi feito o levantamento só tinham 48 habilitados para votar e não atingiam o mínimo de 50 por isso não foi criado uma zona eleitoral. Nesse caso foi permitido que eles votassem, mas em uma seção agregada a uma outra já existente. Em relação aos outros custodiados, os maiores de idade, temos apenas uma zona especial que foi criada em Picos com 108 possíveis votantes”, falou João Gabriel Batista, juiz auxiliar da corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí.

Tópicos: votar, menores, internos